Publicidade
Seminário de Mães - garanta seu ingresso
Seminário de Mães - garanta seu ingresso
Seminário de Mães - garanta seu ingresso

Novo coronavírus

Informações e orientações para toda a família

Apoio:

Coronavírus: que vírus é esse?

Em 31 de dezembro de 2019, a Organização Mundial de Saúde (OMS), recebeu um alerta de casos de pneumonia na cidade de Wuhan, província de Hubei, na China. Esses casos caracterizavam uma nova cepa do coronavírus que não havia sido identificada em seres humanos.

Os coronavírus causam infecções respiratórias e até agora, sete tipos já foram identificados: HCoV-229E; HCoV-OC43; HCoV-NL63; HCoV-HKU1; SARS-COV (que causa síndrome respiratória aguda grave); MERS-COV (que causa síndrome respiratória do Oriente Médio); e o, mais recente, novo coronavírus (que no início foi temporariamente nomeado 2019-nCoV e, em 11 de fevereiro de 2020, recebeu o nome de SARS-CoV-2). Esse novo coronavírus é responsável por causar a doença COVID-19. O número de casos da doença tem aumentado em vários países do mundo, inclusive no Brasil. Em março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a Covid-19 como pandemia.

Como acontece a transmissão?

Por vias respiratórias, como pelo ar e por gotículas de espirros e da fala de pessoas infectadas

Por contato físico, como apertos de mão, beijos e abraços

Por contato com superfícies contaminadas com gotículas do vírus como segurar copos, celulares, maçanetas e apoios de transporte público.

Sintomas do coronavírus

Os sintomas mais comuns são tosse seca, febre e cansaço, segundo a Organização Mundial da Saúde. Perda de olfato e do paladar também podem ser associados à doença. É possível ainda que alguns pacientes infectados não manifestem nenhum sintoma.

Tosse seca

Febre

Falta de ar

Em alguns casos, pessoas infectadas podem sentir dores no corpo, congestionamento nasal, inflamação na garganta ou diarreia leves.

Os casos mais graves da doença apresentam síndrome respiratória aguda e insuficiência renal. Pacientes com doenças cardiovasculares têm mais probabilidade de desenvolver o quadro mais grave da Covid-19.

Leia mais: dúvidas frequentes sobre sintomas e tratamento do coronavírus

Grupo de risco

Idosos e pessoas com condições médicas pré-existentes, tais como diabetes, pressão alta, doenças cardíacas, doenças pulmonares, câncer, além de pessoas com o sistema imunológico deprimido fazem parte do grupo com maior risco de desenvolver complicações graves pela covid-19.

Leia mais: dúvidas frequentes sobre grupos de risco do coronavírus

Já existe tratamento ou vacina para o Coronavírus?

Diversos estudos estão sendo feitos para descobrir uma vacina eficaz contra a Covid-19. Contudo, até agora, ainda não existe uma vacina ou medicamento próprios para combater a Covid-19. Para quem tem sintomas leves, as recomendações para o alívio dos sintomas são:

  • Repouso;
  • Hidratação constante;
  • Uso de medicamentos analgésicos e antitérmicos em casos com dor e febre;
  • Uso de umidificador nos ambientes para aliviar a tosse.

Leia mais: dúvidas frequentes sobre sintomas e tratamento do Coronavírus

 

Quando procurar um médico?

Caso indivíduo apresente os sintomas acima ou tenha entrado em contato com alguém que esteve há menos de 14 dias nos seguintes países: China, Alemanha, Austrália, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Camboja, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália, Japão, Tailândia, Vietnã e Singapura. Clique aqui e encontre a unidade hospitalar do Grupo Leforte mais próxima de você.

Casos no Brasil e no mundo

Acompanhe a atualização dos casos de coronavírus pelo mundo em tempo real.

Fonte: Centro de Ciência e Engenharia de Sistemas da Universidade Johns Hopkins (EUA)

Ações importantes para prevenir o coronavírus

1. Realizar lavagem frequente de mãos, com água e sabão por 40 a 60 segundos, ou com preparações a base de álcool, como o álcool em gel 70%, por 20 a 30 segundos; principalmente após tossir ou espirrar

2. Utilizar lenço descartável para higiene pessoal;

3. Desinfetar superfícies e objetos tocados frequentemente, incluindo celulares, maçanetas, mesas e interruptores com solução de água e sabão ou álcool 70%;

4. Cobrir nariz e boca com a parte interna do cotovelo ou com um lenço descartável quando espirrar ou tossir;

5. Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

6. Evitar contato físico com outras pessoas, como abraços, apertos de mãos e beijos no rosto;

7. Manter os ambientes limpos e ventilados;

8. Não compartilhar objetos de uso pessoal;

9. Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;

10. Evitar se deslocar enquanto estiver doente;

11. Para quem estiver em locais de alta circulação do vírus, evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercado de animais e seus produtos.

Leia mais: dúvidas frequentes sobre prevenção do coronavírus

Quando é necessário a internação? Existe tratamento ou vacina contra o coronavírus?

Não existem vacinas ou medicamentos próprios para combater o novo coronavírus. Por enquanto, cientistas estão testando medicamentos. Os pacientes que estão com a doença recebem tratamento apenas para aliviar os sintomas.

A internação é necessária somente para pessoas que apresentam agravamento dos sintomas como insuficiência respiratória aguda ou sepse e pneumonia. Caso contrário, a indicação é isolamento domiciliar durante 14 dias a partir do início dos sintomas. O paciente deve usar máscara cirúrgica descartável, evitar contato com amigos e familiares, higienizar as mãos e não compartilhar objetos de uso pessoal.

Dúvidas sobre o coronavírus

Quem deve usar máscara? Só quem está doente ou quem quer se proteger do vírus?

Todo mundo deve usar máscara de proteção facial, mesmo as versões caseiras, para se proteger e evitar a transmissão da doença a outras pessoas, segundo recomendação do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde (OMS). Com a ampliação da pandemia, essa atitude passou a ser tratada como política pública de prefeituras e governos estaduais, que passaram a orientar ou tornaram obrigatório o uso da máscara. A orientação é que a máscara seja usada bem justa ao rosto, sem vão laterais que permitam a circulação de gotículas que possam estar contaminadas. A medida só não vale para crianças menores de dois anos, pessoas com problemas respiratórios, inconscientes, incapacitadas ou que não consigam remover as máscaras sozinhas.

Quais produtos de limpeza devo usar para matar o coronavírus?

Para desinfetar o ambiente, podem ser usados desinfetantes de fácil acesso, como álcool 70%, água sanitária e até água e sabão. Apesar do vírus possuir uma camada de gordura protetora, ela não é resistente e, por isso, se dissolve com o uso desses produtos.

Se alguém da casa tiver diagnóstico positivo, mas o caso não for grave e não exigir internação, que cuidados devem ser adotados na casa?

O Ministério da Saúde recomenda que a pessoa infectada com Coronavírus fique em isolamento domiciliar para não propagar a doença. Se há mais moradores no local, é necessário seguir alguns cuidados, como:

  • Reservar um quarto e um banheiro para uso exclusivo da pessoa em isolamento. A porta do quarto deve permanecer fechada, mas as janelas abertas para ventilação;
  • Se a casa só tiver um quarto e um banheiro, o ideal é deixar que as pessoas não infectadas durmam na sala, por exemplo;
  • As superfícies do banheiro devem ser desinfectadas com solução de água e sabão, água sanitária ou álcool 70% sempre que a pessoa infectada usar: pia, vaso sanitário, torneira, descarga, maçanetas. As fezes podem hospedar o Coronavírus;
  • Objetos pessoais da pessoa em isolamento, como toalhas de rosto, toalhas de banho, escova de dente, não devem ser compartilhados e devem ser mantidos em ambiente separado dos objetos das outras pessoas;
  • Ao dividir outros cômodos com outras pessoas, a pessoa com Coronavírus deve usar máscara o tempo todo, devendo ser substituída a cada 2h ou se estiver úmida, e manter uma distância de, pelo menos, dois metros das demais;
  • Não compartilhar sofá, colchão, roupas, louças e outros objetos com a pessoa contagiada;
  • O lixo da pessoa infectada deve ser descartado separadamente e suas roupas de cama devem ser sempre lavadas após o uso, também separadamente.

Leia mais: cuidados se algum morador estiver com suspeita ou diagnóstico confirmado; viagens a regiões afetadas pelo coronavírus, cuidados em casa mesmo sem infectados

Leia também: Especial coronavírus – Informações sobre a doença para pais, mães e gestantes e mulheres no pós-parto

Cuidado com as fake news!

O Ministério da Saúde criou um número de WhatsApp (61) 99289-4640 para receber “informações virais” sobre o coronavírus, que serão cuidadosamente analisadas pelo governo federal. Até agora, foram recebidas 6.500 mensagens, das quais 90% eram relacionadas à nova doença. Dessas, 85% são falsas. No site do Ministério da Saúde, essas informações ganharam um selo de fake News ou notícia verdadeira. Listamos as principais aqui: 1. China cancelou todos os embarques de produtos por navio até março 2. Cura contra o coronavírus 3. Plástico bolha é o novo coronavirus 4. Semelhança do vírus HIV com o coronavírus 5. Situação fora do controle do coronavirus 6. Medicamentos eficazes contra o novo coronavírus 7. Óleos para combater coronavírus 8. Chá de abacate com hortelã previne coronavírus 9. O vírus é resistente em superfícies metálicas, onde se mantém vivo por até 12 horas; 10. Gargarejos são eficazes para combater o vírus nos primeiros dias, quando o coronavírus fica restrito a garganta.

Saiba mais aqui

Mais informações sobre o coronavírus

Para ajudar no combate às fake news, o Ministério da Saúde lançou o aplicativo Coronavírus-SUS para que a população tenha mais informações do coronavírus. O app já está disponível para celulares com sistema Android ou IOs.

O aplicativo traz notícias atualizadas sobre o vírus, explica sintomas e oferece dicas de como se prevenir da doença. Escolha sua plataforma e faça o download: