Cordel do leitor encantado

    98
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais

    Você já leu um cordel? Aquela narrativa popular escrita em versos rimados, impressa em pequenos folhetos, com uma ilustração em preto e branco na capa? Pois não é que as crianças brasileiras vêm ganhando cordéis coloridos, em formato grande, edição bem cuidada e até mesmo capa dura? São várias as editoras que se dedicam a publicar esses “cordéis chiques”, e há muitos autores escrevendo para a meninada, como Arievaldo Viana, Bráulio Tavares, Fábio Sombra, Joel Rufino, José Santos, entre outros. Em vez de serem vendidos nas praças, pendurados em cordas, como mandava a tradição, os cordéis agora são encontrados em livrarias físicas ou virtuais pelo Brasil afora. Destaco, aqui, dois livros dessa tendência. 

    saci  saciperere

    Escrita por Marco Haurélio, A Lenda do Saci-Pererê traz para as crianças pequenas a infância desse personagem tão fascinante do nosso folclore. O Saci, quem diria, era um menor abandonado! Menino faceiro, de olhos gateados, não vai demorar a fugir de casa, aos pulos e rimas, para começar suas traquinagens. Vale lembrar que o Saci-pererê — assim como boa parte da nossa riquíssima cultura popular — é resultado da mistura de várias lendas e personagens. Ele tem origem indígena, mas acabou ganhando o gorrinho de duendes europeus e o cachimbo vindo da África.

    SOBRE OS AUTORES: Marco Haurélio é escritor, editor, professor e um dos maiores pesquisadores do folclore brasileiro. Elma já ilustrou dezenas de livros para crianças e jovens e é também escritora. 

     

    o menino le  

     

     

    o menino

    O Menino Lê, de André Salles-Coelho, também fala da infância de uma figura importante da nossa cultura popular. Não um personagem, como o Saci, mas um escritor: Leandro Gomes de Barros, pioneiro da literatura de cordel no Brasil e autor de uma das obras que inspiraram Ariano Suassuna a escrever o magistral Auto da Compadecida. André criou um título genial, pois já indica que vamos conhecer Leandro ainda menino (o menino Lê), e também sugere a importância da leitura na vida do garoto (afinal, o menino lê!). O ritmo do cordel é perfeito para os pais lerem a história em voz alta, para os filhos, ou para eles mesmos!

    SOBRE OS AUTORES: André Salles-Coelho é jornalista, músico e mestre em artes visuais. Já publicou dois livros para crianças e vários cordéis. Tereza Moura é artista plástica, restauradora e mulher do André. O livro O menino Lê valeu a ela o 2º lugar no Prêmio Jabuti.

    Verônica Fraidenraich
    Editora da Canguru News, cobre educação há mais de dez anos e tem interesse especial pelas áreas de educação infantil e desenvolvimento na primeira infância. É mãe do Martim, 9 anos, sua paixão e fonte diária de inspiração e aprendizados.

    DEIXE UM COMENTÁRIO

    Por favor, deixe seu comentário
    Seu nome aqui