3 hábitos que os pais devem deixar de lado já

Os comportamentos dos pais servem de exemplo e podem prejudicar a formação emocional e de caráter dos filhos

667
3 comportamentos inadequados que os pais devem deixar de lado já
Explosões emocionais não são benéficas aos próprios pais nem às crianças
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Uma mentirinha aqui outra ali, a tal da inveja branca, as comparações, os comentários maldosos. Esse são comportamentos aparentemente inofensivos, que já fazem parte daquilo que consideramos correto e que os pais acabam ensinando aos filhos sem perceber o quanto podem prejudicar a formação emocional e de caráter das crianças.

Assim como reproduzimos com nossos filhos a educação que recebemos de nossos pais, as crianças aprendem conosco a forma como devem educar seus filhos, formando uma cadeia de padrões de comportamento. Por isso é tão importante ficarmos atentos aos comportamentos inadequados que inconsciente e até conscientemente praticamos, para podermos evitar que esta cadeia de erros e maus exemplos continue de geração em geração.

Com certeza, seus pais fizeram o melhor na sua criação, e certamente você é grata por isso, pois foi devido a ela que está aqui hoje. Mas é importante termos em mente que não precisamos repetir com nossos filhos aquilo que não foi bom para nós. O grande problema é que estes padrões são tão fixados em nossa mente, que mesmo sabendo que não são bons os repetimos e ensinamos. Por isso, se você pratica estes hábitos, fique atenta pois possivelmente seu filho os está aprendendo com você e em algum momento poderá repeti-los também.

Atenção a estes comportamentos inadequados

  1. Mentirinhas: muita gente recorre a pequenas mentiras no dia a dia, para, por exemplo, não ter de dizer “não”, ou quando não quer falar com alguém e pede para inventar qualquer coisa para não ter de atender o telefone. Em muitas dessas situações o filho está junto e vê os comportamentos que os pais dão como exemplo. Evite fazer isto, principalmente na frente dele. Além de envolver a criança na mentira, você estará ensinando que mentir é correto. Não se assuste depois se ele passar a mentir para você.
  2. Comparações: se você tem o hábito de comparar seu filho com outras pessoas, seja irmão, amigos, primos, pare com isto agora. Você está prejudicando o desenvolvimento da autoestima dele. Ao invés de compará-lo a outras pessoas, ensine-o que ele não tem que ser melhor do que ninguém, mas que ele tem que ser melhor do que ele foi ontem.
  3. Explosões emocionais: cuidado para você não descontar no seu filho suas frustrações, tristezas e fracassos. Além das explosões não resolverem seus problemas, você estará criando outra dificuldade, pois ele pode repetir o comportamento e assim prejudicar o seu desenvolvimento emocional e neurológico.

LEIA TAMBÉM:


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui