Para ler com seus filhos: Em pé de guerra

A história está repleta de histórias de invasões e guerras unilaterais. Como explicar para as crianças o nosso espírito beligerante?

1056
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Quando um não quer, dois não brigam, diz o ditado. Por outro lado, ironizou Millôr Fernandes, quando um quer, dois brigam… A história está repleta de histórias de invasões e guerras unilaterais. Como explicar para as crianças o nosso espírito beligerante? Como conversar sobre brigas e guerras? Na coluna deste mês, trago dois livros infantis, traduzidos para o Brasil, que lidam com o tema de forma provocadora e satírica. Um novinho, outro já clássico.



Os reis do parquinho – Recém-lançado no Brasil e já distribuído para milhares de casas, por meio do clube da Taba – traz o clima de guerra para o ambiente infantil. Num parquinho qualquer, cheio de balanços, gangorras e escorregas, a meninada toda se diverte, até que uma das crianças, o Júlio, põe na cabeça que é o dono da brincadeira. Mais que isso: não quer deixar a Joana brincar. Ela, que não é boba nem nada, declara-se dona de metade dos brinquedos. Pronto: está instalada a confusão, cada um com suas regras e seu projeto de dominação do planeta – ops, do parquinho! Será que as crianças vão encontrar um modo de chegar à paz?



Seis homens – O livro que tive a honra de traduzir para o Brasil, é um clássico da literatura infantil, publicado originalmente em 1972, na Inglaterra. Aqui, temos seis homens comuns, que rodam o mundo em busca de um lugar onde possam viver e trabalhar em paz. Porém, quando enfim encontram tal lugar, logo começam a se preocupar em proteger suas posses e seu espaço. Quem está de fora vira suspeito, inimigo. Os seis homens partem para o ataque, que, claro, será revidado pelo outro lado, gerando um novo ataque e assim por diante. Com seu texto enxuto e poético, e ilustrações repletas de simbologia e curiosos padrões gráficos, David McKee sublinha tudo o que há de
absurdo – e, afinal, inútil – nas guerras humanas.

Ficha técnica dos livros:
OS REIS DO PARQUINHO. Texto e ilustrações de Joseph Kuefler. Editora Globinho, 2020.
Joseph Kuefler é um designer e escritor estadunidense.

SEIS HOMENS. Texto e ilustrações de David McKee. Editora Record, 2014.
David McKee é um escritor e ilustrador britânico.

Leo Cunha
O escritor Leo Cunha publicou mais de 70 livros, como "Um dia, um rio" (Ed. Pulo do Gato), "O que é preciso pra ser rei?" (Ed. Pequena Zahar), “Infinitos” (Ed. Melhoramentos) e "A grande convenção dos sapos" (Ed. Globo). Sua obra recebeu os principais prêmios da literatura infantil brasileira, como Jabuti, Nestlé, FNLIJ, Biblioteca Nacional e João-de-Barro. É também jornalista, tradutor e professor universitário.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui