Pablo, desenho que conta história de garoto autista, estreia nova temporada

2741
Animação Pablo, que pode ser vista nesta imagem em que ele aparece junto aos amigos, um macaco e um dinossauro, entre eles, estreia segunda temporada no dia 18 de maio.
Além de divertir as crianças, desenho visa conscientizar sobre o transtorno do espectro autista
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Nesta segunda-feira (dia 18), às 9h30, estreia no canal de TV por assinatura Nat Geo Kids a segunda temporada da animação “Pablo”. A série infantil conta a história de um menino de 5 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), cujos desenhos criativos ganham vida no “Mundo da Arte” – uma criação de sua imaginação que lhe permite transformar os desafios do dia a dia em aventuras fantásticas para encarar o mundo real com segurança. Cada episódio da animação Pablo é uma nova aventura que nos ajuda a entender como as experiências cotidianas destas crianças se transformam em desafios emocionantes que Pablo, com a ajuda de seus simpáticos amigos, poderá finalmente superar.

“Consideramos que é importante oferecer histórias e personagens com quem todas as crianças possam se identificar, além de refletir e valorizar a diversidade humana e as particularidades de nosso tempo”, afirma Belén Urbaneja, diretora da The Walt disney Company Latin America.

Para ajudar a divulgar informações sobre o que é o autismo, veja abaixo alguns esclarecimentos sobre o transtorno.

Saiba mais sobre o autismo

“O autismo é uma doença”

As pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) têm um transtorno neurológico que o acompanhará durante toda sua vida, mas isso não significa que essa é uma doença contagiosa que as pessoas de seu convívio possam contrair.

“As pessoas com TEA não se comunicam”

Se comunicam, mas de forma diferente e nem sempre por meio da fala. Muitos precisam de recursos adicionais como sistemas aumentativos ou alternativos de comunicação.

“As crianças com autismo são agressivas”

Não são. Eles têm seus sentidos alterados, então sentem coisas que as demais pessoas não sentem. Federico conta que é a mesma sensação que uma pessoa sente ao assistir um filme de terror, pela adrenalina e tensão presentes no corpo. Esse é o estado habitual de uma pessoa com TEA.

“As pessoas com TEA preferem ficar isoladas”

Como certos espaços sociais têm muita luz ou barulho que os deixam desconfortáveis, eles preferem ficar afastados nessas situações, mas isso não significa que eles gostem de isolamento. Muitas vezes, as crianças com TEA preferem estar em ambientes calmos para entender melhor a situação social em que se encontram.

Fonte: As informações foram elaboradas pelo Nat Geo Kids e a fundação “Soy Diferente, Soy como Tú”, criada pelos pais de Federico Villegas, dublador da série na América Latina, que também possui o espectro autista. Confira abaixo:

Leia também: Veja quais são as estreias infantis da Netflix em maio

Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar nossa newsletter. É grátis!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui