Videogames violentos não fazem com que crianças fiquem agressivas, diz estudo

Pesquisadores realizaram meta-análise de 28 pesquisas sobre o assunto, envolvendo dados de 21 mil crianças e adolescentes

2031
Menino segura controle de videogame, em matéria que fala sobre relação entre videogames com violência e agressividade em crianças.
Conclusão dos especialistas é que não há relação entre videogames violentos e aumento de agressividade nas crianças
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

O debate sobre crianças e adolescentes que jogam videogames que contêm violência existe há décadas. Muitos pais acreditam que esse jogos são impróprios para os filhos e até mesmo os proíbem de jogá-los. Outros pais acham que não há relação entre os jogos e uma eventual agressividade dos filhos. Afinal, esses jogos contribuem para uma maior agressividade dos pequenos e dos jovens? Segundo um estudo publicado na última quarta-feira (22) na revista científica Royal Society Open Science, a resposta é não. 

Leia também – O que a ciência diz sobre os riscos para as crianças na reabertura das escolas

Pesquisadores da Universidade de Massey (Nova Zelândia), da Universidade da Tasmânia (Tasmânia) e da Universidade de Stetson (Estados Unidos) realizaram uma meta-análise de 28 estudos feitos com 21 mil crianças e adolescentes, que avaliaram o impacto dos videogames com violência a curto e a longo prazo. Uma meta-análise é uma técnica que integra resultados de dois ou mais estudos sobre uma mesma questão de pesquisa. A conclusão dos especialistas é que não há uma relação entre videogames que mostram violência e um aumento da agressividade das crianças. 

“No geral, os estudos não parecem apontar relações reais de longo prazo entre conteúdos de violência dos jogos e a agressividade durante a juventude. As correlações entre conteúdos violentos dos jogos e a agressividade parecem melhor explicadas por fraquezas metodológicas e por efeitos da expectativa dos pesquisadores [em relação à pesquisa] do que por efeitos verdadeiros do mundo real”, diz o estudo. Entre as “fraquezas metodológicas” apontadas, os autores citam a desconsideração pelos estudos de fatores que cientistas já sabem que podem influenciar na probabilidade de um indivíduo cometer atos de violência – como o gênero, por exemplo. 

Leia também – Estudo encontra coronavírus na pele de crianças com ‘dedos de Covid’

O entendimento dos pesquisadores, no entanto, não significa que os pequenos podem ter acesso a qualquer jogo. Os videogames têm classificação etária, assim como programas de TV, séries e filmes, que indica quando há conteúdo impróprio para determinada faixa de idade – como a violência, por exemplo. Os pais devem estar sempre atentos ao que os filhos jogam e priorizar a conversa com as crianças, explicando que determinados jogos não são para a idade dele. 

Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter. É grátis! 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui