Vídeo manifesto reforça necessidade de conexão das crianças com a natureza

Produzido pelo programa Criança e Consumo, o vídeo tem narração de Gisele Bündchen e conta com parceria de mais de 100 instituições

588
Vídeo reforça necessidade de conexão das crianças com a natureza; imagem reproduz cena do filme
O vídeo ressalta que quem interage com a natureza na infância se compromete mais com o meio ambiente no futuro
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Após o lançamento do filme “O começo da vida 2 : Lá Fora”, em novembro, que mostra a urgência de conectar crianças e adolescentes com o meio ambiente, está sendo divuulgado agora um video manifesto (assista abaixo) que busca engajar pessoas a favor da causa. No Brasil, mais de 80% das pessoas vivem em cidades, sentindo-se inseguras, e as crianças passam 90% de seu tempo em lugares fechados, prejudicando muito as brincadeiras ao ar livre.

Produzido pelo programa Criança e Natureza, do instituto Alana, que atua em prol de uma vivência plena na infância, o vídeo é narrado pela modelo Gisele Bundchen e ressalta que quem interage com a natureza na infância se compromete mais com o meio ambiente no futuro. “Manter essa conexão no dia a dia das cidades é um dos maiores desafios para a humanidade hoje”, diz o manifesto feito em parceria com cerca de 100 instituições, coletivos e ONGs que fazem parte da rede de impacto do documentário.

LEIA TAMBÉM: ‘Contato com natureza não é item de luxo, é um bem essencial’, diz Renata Terra, diretora de ‘O Começo da Vida 2’

Segundo Laís Fleury, coordenadora do programa, objetivo é promover um movimento que incentive o engajamento das pessoas, que já parta para ações: “A ideia é oferecer informações e dicas simples, fáceis de realizar, que as pessoas possam incluir em seu cotidiano, cada uma dentro de sua área, e da sua realidade”, explica. Ela recorda que “as crianças já nascem com essa postura de sim para a vida. É um ser ativo, que quer aprender, se construir, se formar, desde pequeno, então, quanto mais cedo expor a criança na natureza, ao ar livre, ela só tem a ganhar”, diz a coordenadora.

O programa Criança e Natureza preparou um questionário, disponível nos sites do filme e do programa, a partir do qual as pessoas podem se cadastrar para divulgar boas práticas e movimentos já existentes. Como diz a bióloga e socióloga Rita Mendonça, no filme “O Começo da Vida 2”, é hora de decidirmos que tipo de ancestrais queremos ser. “Estamos fazendo, hoje, boas escolhas e bons gestos, que definirão a vida dos nossos descendentes?”, questiona ela.

Assista ao vídeo manifesto a favor da conexão das crianças com a natureza:

LEIA TAMBÉM: ‘O Começo da Vida’: cada criança que nasce é uma surpresa

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui