10 tradições natalinas ao redor do mundo para celebrar em família

Nem todos os países comemoram o Natal com ceia e amigo secreto. Conheça costumes divertidos mundo afora para entreter a criançada

2117
6 tradições de Natal ao redor do mundo para celebrar em família; dois meninos e uma menina usando roupas brancas sentados em frente a uma mesa enfeitando biscoitos de gengibre
Biscoitos de gengibre, piñatas e Cracker de Natal são alguns dos costumes de diferentes países
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Atualizado em 22/12/2022 – O Natal é uma comemoração marcada por muitas tradições, com diversas brincadeiras, receitas e costumes. Ao redor do mundo, existem hábitos divertidos que podem entreter a família durante a celebração. A Canguru News separou algumas tradições natalinas de diferentes países para quem quiser experimentar novas formas de festejar a data. Também é uma boa oportunidade para ensinar às crianças como o Natal é celebrado mundo afora. Confira!

Pijamas que combinem

Pijamas que combinam são uma ótima ideia para fotos em família

Um hábito comum nos Estados Unidos é usar pijamas aconchegantes nas manhãs natalinas, já que o clima é bem frio nessa época em grande parte do país. Muitas famílias gostam de comprar pijamas iguais, o que pode ser uma boa ideia para tirar uma foto com todo mundo combinando.

Piñatas de estrela

Piñatas mexicanas em formato de estrela

No México, uma das tradições de Natal que diverte muito as crianças são as piñatas, figuras feitas de barro, normalmente em formato de estrela, enfeitadas com papéis coloridos. Na brincadeira, uma criança de cada vez tem a chance de bater na estrela com um taco para quebrar a piñata, que é recheada de doces.


LEIA TAMBÉM


Biscoito de gengibre

Biscoitos de gengibre são tradições de Natal nos Estados Unidos

Fazer biscoitos de gengibre também é outra entre as tradições de Natal comuns nos Estados Unidos. Pode ser uma ótima atividade para fazer com os pequenos, porque, além de cozinhar os biscoitos, eles também podem criar diferentes formas, como uma rena ou uma pessoa, e enfeitá-los da maneira que mais gostarem. Confira a receita:

Massa do biscoito

Ingredientes

  • 100 g de manteiga
  • 1 xícara (chá) de açúcar mascavo
  • 4 colheres (sopa) de mel
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 2 colheres (chá) de gengibre em pó
  • 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • 1 ovo batido
  • Manteiga e farinha de trigo para untar e enfarinhar

Modo de preparo

  1. Numa panela, junte a manteiga, o açúcar mascavo, o mel e leve ao fogo baixo. Mexa com uma colher até obter uma calda. 
  2. Numa tigela, peneire a farinha de trigo, o gengibre e o bicarbonato. Misture bem com uma colher e acrescente a calda derretida e o ovo batido. Mexa até obter uma massa uniforme. 
  3. Embrulhe a massa em filme. Não se preocupe com a consistência, pois a princípio a massa fica muito mole. Leve à geladeira por no mínimo 2 horas. 
  4. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). 
  5. Em uma superfície enfarinhada, abra a massa com um rolo até que fique com 0,5 cm de espessura. Corte a massa com cortadores de formatos variados. Se preferir, use a boca de um copo para fazer biscoitos redondos. 
  6. Unte duas ou mais assadeiras grandes com manteiga e polvilhe com farinha. Distribua os biscoitos nas assadeiras, deixando uma margem de 2 cm entre eles. Leve ao forno preaquecido e deixe assar por 10 minutos. 
  7. Retire do forno e deixe esfriar. Quando os biscoitos ficarem firmes, retire-os com a ajuda de uma espátula. Se quiser, enfeite os biscoitos com glacê. Conserve num recipiente fechado, em local seco e arejado.

Glacê para enfeitar

Ingredientes

  • 1 clara de ovo
  • ½ xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
  • Corante alimentício a gosto

Modo de preparo

  1. Numa tigela, bata ligeiramente a clara com um garfo até obter uma espuma. Acrescente o açúcar aos poucos, mexendo sempre, até obter um creme que não escorra. 
  2. Reserve um pouco do glacê branco e tinja o restante nas cores desejadas. 
  3. Enfeite os biscoitos com a ajuda de um palito ou de um saco de confeitar.

Receita do site Panelinha

Cracker (bombons gigantes)

O Cracker de Natal tem formato de bombom

Essa brincadeira natalina tradicional é muito popular na Irlanda, mas, na verdade, surgiu na Grã Bretanha. Os Crackers de Natal são bombons gigantes em forma de tubos, feitos de cartolina e geralmente bem coloridos e brilhantes. A ideia é que duas pessoas segurem o Cracker, uma em cada ponta, e puxem ao mesmo tempo, até ele estourar. Dentro, há uma surpresa, normalmente um brinquedo simples, como uma miniatura ou um carrinho, e ainda uma piada ou charada a ser lida em voz alta. Quem ficar com a parte da surpresa ganha. Também existe a possibilidade de colocar uma coroa dentro do Cracker e o premiado deve usar a coroa durante toda a ceia de Natal.

Meias natalinas

Nos Estados Unidos, é comum encontrar essas grandes meias de Natal na lareira

Chamadas de “Christmas Stockings” em inglês, essas grandes meias natalinas são comumente encontradas penduradas em lareiras nos Estados Unidos. A ideia é que o Papai Noel preencha as meias com doces e presentes para as crianças encontrarem na manhã de Natal. Uma atividade interessante é deixar a criançada personalizar as suas meias da forma que quiserem.

Piquenique ao ar livre

O piquenique de Natal se tornou popular na Austrália

Na Austrália, assim como no Brasil, o Natal acontece durante o verão. Para lidar com a alta temperatura, um costume australiano é realizar um piquenique ao ar livre para celebrar a data. A refeição conta com os pratos natalinos mais tradicionais, como o peru, e também com comidas típicas do local.

Andar de patins até a igreja

Menina brincando de patins
Andar sobre rodas em espaços ao ar livre é uma ótima opção de passeio para fazer com as crianças

Assistir à missa de Natal é uma tradição muito comum em diversos países. Mas, na Venezuela, as famílias têm uma forma inusitada de ir até a igreja: todo mundo vai de patins! As chamadas “patinatas” são eventos muito esperados pela população e são organizados pelas igrejas, que até fecham as ruas próximas para garantir a segurança de todos. Além disso, quem prefere andar de bicicleta ou de skate também é bem-vindo a participar. Que tal introduzir essa tradição na sua família e tornar a ida à missa ainda mais divertida?

Jogos Aguinaldos

Duas crianças correndo pela sala e sorrindo
Um dos jogos é impedir que os oponentes coloque o pé no meio dos seus

Na Colômbia, as tradições natalinas são realizadas ao longo de todo o mês de dezembro e uma que sempre faz sucesso entre as crianças – e os adultos também – são os Aguinaldos. São vários jogos simples e divertidos que as famílias fazem entre os dias 16 a 24, quem ganha pode receber um pequeno presente, como brinquedinhos ou doces. Entre os mais famosos, estão o “Tres pies”, em que uma pessoa deve colocar o pé entre os pés de um dos oponentes quando ele está distraído, e “El sí y el no”, em que uma pessoa escolhe uma das opções, “sim” ou “não”, para responder a todas as perguntas dos oponentes, o objetivo é fazer com que o outro se confunda e use a palavra errada para responder.

Pudim de Natal inglês

Pudim de Natal é tradição entre os ingleses

De origem medieval, o pudim de Natal é uma sobremesa muito famosa da celebração na Inglaterra, feita de frutas secas e castanhas. As crianças podem participar do preparo e o mais divertido é que ele é flambado! Nessa hora, os pequenos devem manter uma certa distância para não se machucar com o fogo, mas todo mundo vai gostar de ver as chamas. Ainda acredita-se que quem deixar um pudim como lanchinho para o Papai Noel pode ganhar um presente extra. Veja a receita:

Ingredientes:

  • 250 g de açúcar mascavo
  •  200 g de uva-passa escura
  •  150 g de uva-passa clara
  •  120 g de manteiga derretida
  •  120 g de miolo de pão
  •  100 g de farinha de trigo
  •  100 ml de rum ou whisky
  •  6 colheres de sopa de cerveja escura
  •  80 g de frutas cristalizadas
  •  60 g de amêndoas moídas
  •  1 colher de chá de canela em pó
  •  ½ colher de chá de gengibre em pó
  •  ½ colher de chá de cravo em pó
  •  ½ colher de chá de noz-moscada
  •  1 maçã
  •  Raspa de 1 limão
  •  Raspa de 1 laranja
  •  3 ovos

Modo de preparo:

  1. Hidrate as uvas-passa em água quente por uns minutinhos e escorra;
  2. Em um recipiente à parte misture a farinha de trigo, o miolo de pão esfarelado, o açúcar, a manteiga e as especiarias. Acrescente as raspas de laranja e limão e a maçã ralada e volte a misturar tudo.
  3. Acrescente à mistura anterior os ovos levemente batidos e a cerveja, e mexa. Finalmente incorpore as amêndoas, as passas e as frutas cristalizadas.
  4. Passe a massa para uma forma untada, cubra com papel manteiga depois com papel alumínio. Asse em banho-maria, no fogão (fogo baixo) ou no forno (100ºC), por 5-6 horas.
  5. Após o tempo indicado, espere o pudim esfriar para desenformar. No momento de servir, regue o pudim com rum para flambar.

Canções natalinas

Menina canta no microfone e pai ao fundo toca violão
A família toda pode participar das canções natalinas

Se no Dia das Bruxas as crianças costumam se fantasiar para receber doces dos vizinhos, no Natal na Romênia, elas devem cantar canções natalinas, chamadas Colinde, para ganhar as gostosuras. Os pequenos podem sair pelas ruas batendo nas portas dos vizinhos cantando as músicas e, quem abrir, deve oferecer um docinho.


LEIA TAMBÉM


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui