Série de lives irá debater o aprendizado de habilidades socioemocionais na infância

Entrevistas realizadas no Instagram da Canguru News trarão especialistas para falar sobre o desenvolvimento das emoções nos pequenos, sob diversos enfoques

334
Crianças de mãos dadas formam círuclo em parque ao ar livre
Aprender a lidar com as emoções favorece o bem-estar próprio e coletivo
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Muito se fala hoje sobre a importância de ensinar habilidades socioemocionais às crianças, desde a infância, para que aprendam a reconhecer e lidar com as próprias emoções.

“Uma criança capaz de reconhecer os seus sentimentos, e expressá-los, consegue tirar melhor proveito de seus “recursos internos” para buscar o bem-estar próprio e também o bem-estar coletivo”, diz a jornalista e fundadora da Canguru News, Ivana Moreira, no prefácio do livro “Habilidades Socioemocionais – Por que essas competências precisam ser desenvolvidas na primeira infância?”.

Para a jornalista, contribuir para que as crianças tenham esse aprendizado, que inclui características como capacidade de se relacionar com o outro, autocrítica, empatia e autoestima, deveria ser a prioridade de toda mãe e todo pai.

“Não é tarefa simples. Até porque, para contribuir no desenvolvimento dos filhos, é preciso que esses pais prestem atenção no desenvolvimento das próprias competências socioemocionais”, diz.

Ampliar o debate sobre esse tema tão importante às famílias é o que propõe a Canguru News, que está organizando uma série de lives em que serão entrevistados diversos especialistas que participaram do livro, para falar do desenvolvimento das habilidades socioemocionais nas crianças sob enfoques variados. Entre os convidados previstos, estão a psicóloga e advogada Amanda Gamero, a pedagoga Cristina Martinez e as educadoras parentais Fabiana Nunes e Ana Paula Alves.

O programa será exibido no Instagram da Canguru News, sempre às quartas-feiras, às 9 horas. Na live de estreia, na quarta (2), Ivana irá conversar com Isadora Lacerda, psicóloga clínica, especialista em infância e adolescência, e mãe de Rodrigo, 7 anos. Ela irá falar sobre o conto que escreveu para o livro, que traz a história de Pedro, inspirado no atendimento de um paciente.

“A ideia de criar esse conto foi para dividir com o leitor a história de Pedro e sua família, sobre a superação dele e o quanto os pais e responsáveis precisam com urgência aprender sobre esse tema para que, no dia a dia, deem a oportunidade para seus filhos de desenvolverem as habilidades necessárias”, relata a psicóloga. Ela acredita que quanto mais cedo as competências socioemocionais forem aprendidas pelas crianças, menos sofrimento elas irão passar. “Porque em determinado momento a própria vida vai exigir de nós certas habilidades”, afirma Lacerda, que também está responsável pela coordenação da programação das lives.


LEIA TAMBÉM:


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui