Queridos, cheguei!

509
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

queridos chegueiA chegada de um bebê é, sem dúvida alguma, um dos momentos mais festejados na vida de um casal. As descobertas dessa nova fase, no entanto, são delicadas e exigem todo tipo de cuidado. Canguru conversou com a pediatra Maria da Glória de Alencar Araripe e com as consultoras de etiqueta Janaína Depiné e Ana Flávia Furtado para saber as regrinhas básicas na hora de visitar um recém-nascido. Com apenas dez dicas, é possível dar as boas-vindas sem correr o risco de transformar o momento de celebração num suplício.

 

#1 DE SURPRESA,NÃO

Ligue antes de fazer a visita, sempre. Combine com a família o melhor horário. Dessa forma, você não corre o risco de chegar na sagrada hora do repouso do neném ou da mãe, que ainda está fragilizada por causa do parto.

#2 ESPERE UM POUCO

Deixe a maternidade para avós, tios e padrinhos. O ideal é fazer a visita em casa. Espere ao menos quinze dias e fique meia horinha, no máximo. Essa é a fase de adaptação do casal, que não tem muito tempo para fazer sala.

#3 AAAAATCHIM 

Se estiver doente, suspenda a visita. O bebê ainda não possui o sistema imunológico completamente desenvolvido nem tomou todas as vacinas.O risco de ele ser contaminado é imenso.

#4 E A TURMA DA PESADA?

Não leve filhos pequenos. Crianças agitam o ambiente e acabam perturbando a paz da mãe e, principalmente, a do bebê. A aglomeração em volta da criancinha também favorece contágios.

#5 CHEIO DE MIMOS 

Para o recém-nascido, é delicado levar fraldas, brinquedinhos ou peças de enxoval. A mãe vai adorar receber flores. De preferência orquídeas, que não têm cheiro nem pólen. Esqueça o chocolate. O doce não é recomendável para quem está amamentando, já que pode causar cólica no neném.

#6 QUE CHEIRO É ESSE?

Evite passar perfume ou fumar. O odor pode incomodar tanto a mãe quanto o bebê. Além disso, é nessa fase inicial da relação entre os dois que a criança desperta o sentido do olfato.

#7 NADA DE COLO 

Jamais peça para carregar o neném, pelo menos até ele completar 3 meses. Pode parecer frieza, mas é uma questão de saúde, apenas. A criança ainda não está imune a doenças, e, por mais que você higienize as mãos, sua roupa certamente estará suja.

#8 PRIVACIDADE MÁXIMA  

Na hora da amamentação, saia do local e deixe a mãe e o bebê a sós. É um momento muito íntimo, que precisa de concentração. Muitas mulheres também não se sentem à vontade para expor os seios na frente de outras pessoas.

#9 OLHA O PASSARINHO

Antes de tirar a câmera ou o celular do bolso, procure saber se a mãe se sente confortável com o registro do filhote. Caso esteja liberado, faça a foto, mas sem flash. E jamais poste nas redes sociais.

#10 MENOS É MAIS 

Não dê palpite sobre amamentação, criação de filhos ou até mesmo sobre higienização. É chato, inconveniente e cada pessoa tem uma opinião de acordo com a sua educação e com os seus valores.

Verônica Fraidenraich
Editora da Canguru News, cobre educação há mais de dez anos e tem interesse especial pelas áreas de educação infantil e desenvolvimento na primeira infância. É mãe do Martim, 9 anos, sua paixão e fonte diária de inspiração e aprendizados.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui