Qual a idade ideal para dar o primeiro celular ao seu filho?

Veja também dicas de boas maneiras para o uso do celular pelas crianças

3416
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Por Naiara Patrícia – Muitos pais enfrentam a difícil decisão sobre qual a idade ideal para dar ao filho um celular. Essa é realmente uma questão bem delicada e que merece toda a atenção da família, pois, apesar de ser um importante instrumento de comunicação, o celular também pode ser uma porta de entrada para grandes perigos do mundo virtual.

Existe uma discussão entre especialistas sobre qual essa idade ideal para presentear uma criança com o celular. Alguns estudiosos acreditam que aos 9 anos a criança já consegue utilizar o aparelho com certa habilidade, mas ainda falta consciência para os riscos envolvidos na conexão da internet, e principalmente nas redes sociais.

Pesquisa realizada pela Academia Americana de Pediatria e pela Sociedade Canadense de Pediatria em 2014 constatou que a idade ideal para se ter esse aparelho tecnológico seria a partir dos 13 anos – mesmo assim, com um monitoramento frequente dos pais. O principal é que, ao decidirem dar ou não um celular para uma criança, os pais saibam que elas precisam ser acompanhadas.

“É necessário que as crianças usem o celular com cautela e que os pais nunca deixem que elas passem a maior parte do tempo em jogos eletrônicos e deixem de lado as brincadeiras e os estudos”, diz a psicóloga infantil do Hospital Semper Cláudia Amarante. “O uso excessivo causa dependência, falta de atenção e vários problemas de saúde, como dores nos olhos, na nuca etc.”

“O monitoramento, avaliação da necessidade e o nível de responsabilidade dessas crianças devem sempre ser levados em conta pelos pais”, completa a médica. “Se a criança fica muito tempo longe dos pais, vai para a escola e festas sozinhos, pode ser um sinal de que o celular seja um aliado para lidar com essas situações. A idade ideal não existe, existe a percepção dos pais e análise da necessidade dos seus filhos e se chegou o momento certo”.

Na casa de Gabriel Nicolas, 11, filho da administradora Silvia Mara, o presente do celular só veio no ano passado. “Dar ao Gabriel um celular foi só uma forma de segurança, para podermos localizá-lo mais facilmente quando eu quisesse, principalmente em festas de aniversário dos colegas da escola. Facilitou minha comunicação com ele quando estamos longe”, diz a mãe.

Dicas de boas maneiras para o uso do celular pelas crianças:

– Levar o celular para a escola: A maioria das escolas não permite o uso do aparelho dentro da sala de aula, oriente-o para que só faça e atenda chamadas no intervalo ou no horário da saída.

– Imponha limites: 88% das crianças que têm telefone móvel usam o aparelho para brincar com os joguinhos e 60% delas para ouvir música. Determine em que momento e por quanto tempo seu filho pode se dedicar a tais atividades.

– Celular não serve para bater papo: Ensine que o aparelho deve ser utilizado apenas para dar recados e fazer chamadas de urgência e mostre alternativas. Explique que há diferentes tarifas cobradas em cada situação.

– Monitoramento frequente: Importante sempre os pais ficarem atentos ao uso das crianças com o celular, afinal, eles não tem maturidade suficiente para determinar o que é bom ou ruim.

Informação e inspiração no seu e-mail

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui