Pontos importantes para escolher a escolinha do seu filho

    102
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais

    Quando decidimos pôr nossos filhos na educação infantil, muitos ainda bebês, outros nem tanto, a preocupação não é com a nota do Enem. Selecionamos os critérios mais relevantes para as mães na hora de definir a escola dos seus filhos.

    Conhecer e poder conversar com a professora

    Não tem nada que deixe a mãe mais segura do que poder chegar à escola, entregar seu filho à professora e depois trocar duas palavras com ela na hora de buscar a criança. Esse relacionamento é fundamental para manter nossa confiança na instituição.


    tipos de ensino

     

    Tipo de ensino

    A escola deve partilhar dos mesmos valores da sua família.
     

     

     


    Diálogo com a família

    É importante que a escola mantenha a comunicação com a família, seja através da agenda, de reuniões de pais ou de atividades extras. O envolvimento da instituição com a família é o segundo ponto mais importante para as mães.
     

    Estrutura física da escola

    Vale observar o tamanho das salas de aula, o espaço aberto para recreação, a ventilação e a iluminação. Além, é claro, da organização e a limpeza.
     

    Tamanho das turmas

    Existe legislação para isso, mas em escolas particulares os pais exigem um pouco além do que manda a lei.
     

    Localização

    Não adianta a escola ser maravilhosa se vamos perder muito tempo com o deslocamento. Escola boa perto da nossa casa ou do trabalho é o que buscamos.

     

    tipo de alimentacao oferecida

     

    Tipo de alimentação oferecida

    Se a escola fornece a alimentação dos alunos, o cardápio diário deve estar disponível para os pais. O ideal é que ele seja elaborado por um nutricionista.
     

     

     

    Ser inclusiva

    Nada melhor para as famílias do que a convivência diária com as diferenças, afinal, somos todos diferentes, mas nossos direitos são iguais.
     

    Acesso às dependências

    Entrar na escola na chegada e na saída dos alunos ajuda a estabelecer uma relação de confiança.
     

    Valor da mensalidade

    A escola perfeita às vezes não cabe no bolso dos pais. É melhor abrir mão de uma coisa ou outra e priorizar itens mais relevantes, conciliando-os com o que se pode pagar.
     

    Transparência

    Quem não deve não teme. Se você sente que algo está sendo escondido dos responsáveis, se os colegas do seu filho começam a contar coisas que a escola não comunicou a você, fique atenta e converse com a coordenação.

     

    Padecendo-no-paraiso-horizontal.png (378 KB)Bebel Soares é fundadora da plataforma de apoio a mães Padecendo no Paraíso. Na Canguru ela fala sobre educação, saúde, alimentação, sexo, inclusão e viagens.

    site  www.padecendo.com.br

    Verônica Fraidenraich
    Editora da Canguru News, cobre educação há mais de dez anos e tem interesse especial pelas áreas de educação infantil e desenvolvimento na primeira infância. É mãe do Martim, 9 anos, sua paixão e fonte diária de inspiração e aprendizados.

    DEIXE UM COMENTÁRIO

    Por favor, deixe seu comentário
    Seu nome aqui