Para ler com seus filhos: Saudação e convite

Conheça dois livros que destacam uma festa e uma brincadeira que se tornaram patrimônios culturais brasileiros e merecem ser conhecidos pelas crianças

Leia em 2 minutos

Em 2002 o IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, fez os primeiros registros de bens considerados Patrimônios Culturais Imateriais brasileiros. Esses bens reconhecem culturas passadas entre gerações, destacando saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; além de lugares que abrigam práticas culturais coletivas. Atualmente, há 48 bens registrados. E é importante aproximar as crianças dessas culturas que são do nosso povo, de todos nós, e não apenas de uma região. Nesta coluna, destaco dois desses patrimônios, belamente apresentados às crianças em forma de livro ilustrado.

Em BUMBA MEU BOI BUMBÁ, é contada em versos a história que deu origem a essa festa que ocorre em todo o Brasil, com algumas modificações, dependendo da região, com destaque para as do Amazonas e do Maranhão: grávida, uma mulher deseja comer a língua do boi preferido de um fazendeiro. O marido dela, servo de confiança do dono das terras, mata o boi para satisfazer o desejo da esposa. Ao descobrir o sumiço do animal, o fazendeiro, furioso, manda investigar e descobre, além de que seu animal de estimação está morto, quem fez o crime. Pai Francisco, então, se vê obrigado a ressuscitar o boi. Ao final, todos festejam o milagre.

No livro É O TAMBOR DE CRIOULA!, as autoras nos convidam a conhecer um pouco dessa brincadeira, expressão cultural afro-brasileira, que ocorre no Maranhão. Misto de dança circular, canto e batuque de tambores, pode acontecer tanto em louvor a São Benedito ou apenas como divertimento. As mulheres dançam na roda, uma de cada vez, em frente aos tambores, reverenciando a ancestralidade que representam. Ao completar sua participação, quem está dançando convida outra brincante para dançar através da punga, a umbigada, sinônimo de saudação e convite. Ao seu modo é também o que é esse livro: saudação e convite. A conhecermos mais a nossa cultura.

LEIA TAMBÉM: Para ler com seus filhos: Em pé de guerra

Ficha Técnica:
BUMBA MEU BOI BUMBÁ.
Texto e ilustrações de Roger Mello. 32 páginas. Global, 2018.

Sobre o autor
Roger Mello, é brasiliense, escritor e ilustrador premiado no Brasil e no exterior. Em 2014 recebeu o prêmio Hans Christian Andersen, o mais prestigiado no mundo na área de Literatura Infantil, pela sua obra como ilustrador.

Ficha técnica:
É O TAMBOR DE CRIOULA!
Texto de Sonia Rosa e ilustrações de Mariana Massarani. 32 páginas. Editora Projeto, 2020.  

Sobre os autores
Sonia Rosa, carioca, é escritora, pedagoga e Mestre em relações étnico-raciais. Em seus livros, procura exultar a diversidade afro-brasileira.
Mariana Massarani é escritora e ilustradora carioca. Foramada em Desenho Industrial, já ilustrou cerca de 200 livros e recebeu 4 vezes o Prêmio Jabuti por suas ilustrações.

LEIA TAMBÉM: Para ler com seus filhos: Folheando cenários

Gostou do nosso conteúdo? Receba a Canguru News no seu e-mail. É grátis!

Escritor, jornalista, contador de histórias e mediador de leitura do projeto Roedores de Livros (DF). Alguns dos seus livros já receberam importantes prêmios, como o Prêmio Jabuti, o Selo Altamente Recomendável para Crianças, da FNLIJ, além de integrar seleções de destaque (Selo DISTINÇÃO da Cátedra Unesco de Leitura PUC-RIO e Os 30 Melhores Livros do Ano, da Revista Crescer e Catálogo de Bologna). Foto: Andressa Anholete

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui