Artigos
Orientação parental visa ajudar na formação de adultos saudáveis

Poder contar com uma orientação parental para cuidar dos filhos é uma forma de tornar mais leve essa jornada tão desafiadora. Esse profissional oferece às famílias apoio e capacitação por meio de informações e ferramentas para que exerçam a parentalidade de forma mais eficaz.
A orientadora parental Telma Abrahão lembra que não nascemos sabendo educar, sendo esse um conhecimento que precisa ser adquirido. Criadora da educação neuroconsciente, ela destaca a importância de entender o cérebro infantil e as necessidades emocionais de uma criança para evitar uma educação baseada nos gritos e palmadas – prática comum em grande parte das famílias – e promover um ambiente seguro e acolhedor que garanta o pleno desenvolvimento das crianças.
“Pais, avós, cuidadores, educadores e pediatras podem se beneficiar da abordagem neuroconsciente, promovendo mais saúde física, mental e emocional para as crianças e famílias”, enfatiza.
Segundo Telma, à medida que mais pais adotam essa conduta, podemos esperar uma transformação positiva nas próximas gerações, marcada por indivíduos com boa autoestima, que confiam em sua capacidade de realização, que respeitam o próximo e principalmente sabem lidar com suas dores emocionais sem recorrer a vícios em álcool e drogas.
LEIA TAMBÉM:
Um estudo publicado na Frontiers in Psychology em 2023 revelou que crianças criadas em ambientes neuroconscientes têm menos níveis de ansiedade e depressão, além de uma maior capacidade de resiliência e empatia. Os dados mostram que a orientação parental pode reduzir significativamente comportamentos problemáticos e promover uma saúde mental positiva ao longo da vida.
A especialista também alerta sobre a necessidade de pais e responsáveis atuarem como reguladores emocionais dos filhos. “Os pais precisam estar conscientes de suas próprias emoções e comportamentos, pois servem de modelo para as crianças. Quando os pais conseguem regular suas emoções, eles ajudam os filhos a fazer o mesmo. Chamo isso de se reeducar para melhor educar”, enfatiza a autora de dois best-sellers e do novo livro ‘Revolucione a relação com seus filhos em 21 dias’.
Outro aspecto importante diz respeito ao vínculo entre pais e filhos. “Uma conexão segura é fundamental para que a criança cresça confiante e capaz de enfrentar os desafios da vida”, acrescenta Telma.
A adoção de práticas neuroconscientes na orientação parental tem implicações de longo alcance, beneficiando não apenas o indivíduo, mas a sociedade como um todo. Crianças educadas por pais que compreendem seu desenvolvimento têm maiores chances de se tornarem adultos saudáveis, produtivos e socialmente responsáveis. “Estamos semeando uma sociedade mais compassiva e resiliente” conclui.
Canguru News
Desenvolvendo os pais, fortalecemos os filhos.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
3 ideias de petiscos com a cara do Natal
Quer surpreender os convidados? Inspire-se nestas sugestões de apresentação, que vão fazer sua mesa brilhar!
Compartilhar maquiagem com os filhos pode? O que dá para dividir e o que é melhor esconder do nécessaire
Produtos infantis costumam ser mais seguros para toda a família, mas o caminho inverso pode trazer riscos. Especialistas explicam como...
E se um óculos pudesse frear a miopia do seu filho? Primeiros óculos que desaceleram miopia em crianças são aprovados FDA
Tecnologia promete não apenas corrigir o grau, mas também retardar a progressão da condição. No Brasil, as lentes já são...
Nem Enzo, nem Valentina: os nomes de bebês que dominaram os registros em 2025 (e surpreenderam os pais)
Helena lidera o ranking nacional pelo segundo ano seguido, enquanto nomes curtos ganham cada vez mais espaço nas certidões de...









