O cocô do seu filho: como saber se há motivo para preocupação

1231
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Por Rafaela Matias – Não é um assunto muito agradável para a maioria das pessoas, mas se tem alguém que se preocupa com o aspecto das fezes das crianças são as mães e os pais. Até os formatos indicam se os pequenos estão saudáveis ou se há motivos para preocupação. Confira:

Formatos

›› Bolinhas: indicam falta de fibras e líquidos.  

›› Comprido, cilíndrico e com rachaduras: indica que as fezes permaneceram muito tempo no cólon. É necessário consumir mais água e frutas.  

›› Comprido e com algumas rachaduras na superfície: considerado normal, mas pode indicar princípio de desregulação nos processos intestinais. É preciso beber mais água.

›› Comprido, macio e em formato cilíndrico: é o ideal. Indica bom trânsito intestinal.  

›› Com gotas macias e divididas: aponta carência nutricional e desidratação. Introduzir mais legumes cozidos, grãos, aveias e frutas.  

›› Totalmente líquido: indica diarreia. É preciso ingerir bastante líquido, evitar alimentos gordurosos e ficar de repouso. 

 

Cores

Verde: a causa mais comum é diarreia. O consumo recente de antibióticos, ingestão de alimentos e bebidas verdes ou ingestão de ferro também podem deixar as fezes nessa cor. Também é comum em bebês que só se alimentam de leite materno. 

Preto: sangramento no trato gastrointestinal alto – esôfago, estômago ou duodeno. Pode indicar também consumo de medicamentos ou suplementos de ferro. 

Amarelo: infecção intestinal, má digestão, doença celíaca ou em decorrência de alimentação rica em gordura. 

Branca ou clara: podem indicam sinais de doenças como hepatite, cistos hepáticos ou cirrose. 

Vermelho (com sangue): indica doenças com sangramentos ativo, mais comumente localizadas no trato intestinal baixo, como hemorroidas, divertículos, colite e tumores. 

Marrom: é a cor saudável. 

 

Fonte: Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) 

Informação e inspiração no seu e-mail

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui