Nova plataforma de BH vai reunir miniblogueiras de moda com 1 a 12 anos

538
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Por Daniele Franco

Reprodução / Instagram

Blogs de moda são sucesso em todos os lugares. Looks do dia, dicas de onde comprar modelitos e como combiná-los são comuns se percorrermos o feed do Instagram por alguns minutos. Mas imagine só menininhas de 1 a 12 anos com milhares de seguidores nas redes sociais e falando sobre moda?

A plataforma Mini Blogueiras BH, no Instagram @miniblogueirasbh, que vai ser lançada oficialmente no dia 15 de novembro, tem como objetivo reunir 12 pequenas fashionistas para firmar mais parcerias e dar mais visibilidade às redes das meninas – que já existem.

Priscila Florenzano, mãe da blogueirinha Manuela, de 8 anos, e dona do blog Manhêê by Priscila Florenzano, foi uma das idealizadoras do projeto e conta como a ideia nasceu. “Uma mãe blogueira, de uma filha blogueira, me procurou pra gente organizar as meninas em uma coisa única, que trouxesse benefícios e divulgasse as coisas que a gente faz”.

Mesmo que pareça excesso de exposição, Priscila garante que a plataforma preza pela integridade das meninas. “A gente trata tudo com muita responsabilidade e temos consciência de que não podemos expor demais ou atrapalhar a rotina familiar e escolar das meninas”. Com isso em mente, ela chegou a recusar convites para não sobrecarregar as pequenas. Além disso, ela ainda afirma que o gerenciamento dos perfis é sempre feito pelas mães. “Não é bom deixar crianças administrarem perfis em redes sociais, elas não têm muita noção do que postar, do que é perigoso, então nós, mães, assumimos esse papel”.

Foto: Divulgação
A pequena Sophia, de 5 anos, é uma das blogueiras que fazem parte da plataforma
 

Cláudio Paixão, doutor em psicologia social pela USP e professor da Escola de Ciência da Informação da UFMG, pondera: “É importante que haja moderação em todos os sentidos, pois são muitas as consequências de uma exposição exacerbada”. Entre elas, o professor cita a dificuldade que crianças expostas desde muito pequenas podem ter em desenvolver uma identidade independente da que era divulgada na internet. “Além de uma possível crise de identidade, as crianças podem se tornar adultos que dependem sempre da aprovação dos outros, o que gera frustrações”.

Mas tomando todos os cuidados, Paixão acredita que o contato das crianças com a internet pode ser benéfico em diversos sentidos. “A criança que tem contato precoce com a tecnologia tende a desenvolver habilidades muito úteis no futuro, mas é importante que a decisão de se expor nas redes sociais parta dela”. Outro ponto destacado pelo professor foi a importância que a internet pode ter como forma de expressão da criança. “Muitas vezes, crianças mais maduras encontram nas redes sociais maneiras de se expressar e desenvolver proatividade e criatividade, o que pode ser muito benéfico – desde que sempre supervisionado pelos pais”.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui