Os nomes de bebês mais procurados em 2020

Confira as tendências por trás dos nomes de maior sucesso neste ano, segundo o portal Baby Center

1220
bebê dorme no ombro do pai
Lei atual concede apenas 5 dias de licença-paternidade
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Todos os anos, o portal Baby Center divulga os nomes de bebês mais populares. A lista é feita com base nos dados da própria plataforma que oferece ferramentas digitais às famílias para acompanhar a gravidez e os primeiros anos de vida do bebê. Helena e Miguel foram os nomes mais concorridos neste atípico ano de 2020. Desde 2018 eles são os favoritos das famílias brasileiras.

LEIA TAMBÉM: Miguel e Alice são os nomes mais populares de 2017; veja o ranking completo

A influência da Disney:

Helena (ou Elena) é o nome mais escolhido do ano para meninas no Brasil e também é personagem principal da série “Elena de Avalor”, da Disney. Matteo também é personagem da telenovela argentina “Sou Luna”, da Disney, que levou ainda à explosão de nascimentos de brasileirinhas chamadas Luna. Aurora e Bella, cada vez mais populares no Brasil, são nomes de protagonistas dos clássicos filmes de princesa. E o BabyCenter vem observando registros de meninas chamadas Moana e até Nala.

Novas tendências:

Nomes de bebês curtos estão sendo mais usados, como Liz, Ravi e Gael. Além disso, por conta dos intensos movimentos anti-racistas, nomes fortes da cultura afro estão aparecendo mais. É o caso da apresentadora da Rede Globo Maju Coutinhoe da cantora Iza, cujos nomes avançam na lista dos nomes de menina mais dados do Brasil.

LEIA TAMBÉM: É preciso aprender a conviver com a diversidade de ideias e opiniões

Nome-apelido:

Apelidos são a forma como as pessoas tendem a ser chamadas, mas não necessariamente registradas em cartório. De uns anos para cá, porém, a tendência de pais realmente darem nomes que já são apelidos vem crescendo. O nome-apelido Théo, aparece bem mais alto na lista (4o lugar) na lista dos nomes de menino mais escolhidos do que o nome inteiro Theodoro (55o lugar). 

Tem também quem adore tanto um apelido que acabe dando o nome completo à criança, como Manuela ou Beatriz, somente para chamá-la pelo apelido. Isso explica o crescimento de nomes como Leonardo, acompanhando LéoTheodoro e Timóteo, junto com Théo, e Maria Júlia.

LEIA TAMBÉM: Veja o ranking com os nomes mais populares de bebês em 2016

Nomes bíblicos:

Por ser um país cristão, os nomes bíblicos estão sempre em alta no Brasil, vide a popularidade de décadas de João e Maria sozinhos ou como nome duplo. Acompanhando a ascensão das religões evangélicas no país, há também cada vez mais bebês LeviIsaacSarah e Rebeca, de inspiração no Antigo Testamento. 

Até personagens bíblicos menos conhecidos vêm emprestando seus nomes às crianças brasileiras, como Elias, Hadassa e Uriel, este último com um ganho de popularidade de 75 por cento somente no último ano.

LEIA TAMBÉM: Afinal, o que é a alfabetização?

Nomes de bebês antigos:

Os nomes antigos vêm reaparecendo em vários países, seja pela busca de inspiração em tempos supostamente mais simples, seja porque as famílias procuram alternativas a nomes comuns da atualidade. Nesse contexto, nomes clássicos e até com uma pegada greco-romana, como DanteThalesApollo e Vicente, para meninos, e CatarinaDiana e Celina, para meninas, fazem sucesso com novas gerações e crescem em popularidade.

Favoritos internacionais:

EllaFinnAmelia e Jackson são alguns dos nomes que andam no top das preferências de outros países e ainda não se popularizam tanto no Brasil. Por outro lado, há também muitos bebês NoahLiamOliver e Olivia brincando nos jardins do mundo igualzinho ao que se ouve nos parquinhos brasileiros. 

LEIA TAMBÉM: Primeiros Cuidados: Confira 18 dicas para te ajudar a cuidar de recém-nascidos

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui