Prepare-se para semanas com muita arte e cultura! Para celebrar o Dia Internacional de Museus (18/05) e o Dia Mundial do Brincar (28/05), o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) realizará a 19ª edição da Semana Nacional de Museus, com muitas atividades online divertidas. Norteada pelo tema “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”, escolhido pelo Conselho Internacional dos Museus (ICOM), a semana visa trazer discussões sobre a importância dos museus para a cultura. A Semana Mundial do Brincar, promovida pela Aliança pela Infância, instituição parceira do MAM, busca celebrar a infância, o direito a ela e o brincar como modo livre e espontâneo de ser e estar no mundo.
Entre as atividades online, destaca-se a apresentação virtual do projeto MAM no Minecraft, iniciativa idealizada pelo Museu em parceria com a Microsoft e a Agência Africa. Para os amantes da música, a programação oferece uma oficina online de percussão com a Banda Alana; e um encontro com música e movimento para bebês, mães e pais, conduzido por Sandra Bitar e Gih Maldonado. Confira a programação!
Leia também: ‘Pinafamília’, programa da Pinacoteca de São Paulo, agora tem formato digital
Semana Nacional de Museus
Experiência poética: Sombra, sombra minha, oficina virtual
Inspirada na obra de Regina Silveira “Meret Oppenheim com sombra peluda”, a oficina virtual estimula a imaginação a partir de desenhos feitos das sombras dos objetos que nos rodeiam. Separe uma boa lanterna e participe!
11 de maio, terça-feira, às 16h
Oficina virtual no Zoom, aberta ao público. Necessário realizar inscrição prévia no site do museu. Caso precise de um intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail [email protected] com até 48hs de antecedência.
Materiais:
- Uma fonte de luz como uma luminária, lanterna ou abajur
- Papéis sulfite branco ou colorido
- Canetas, lápis ou giz de cera
- Fita adesiva
Mediação virtual: Fotografia como linguagem
Esta visita virtual realizada pelo Zoom é destinada a professores, educadores e pesquisadores. A visita acompanha a exposição Clube de colecionadores de fotografia do MAM – 20 anos, que utiliza uma abordagem que considera a fotografia como linguagem. A exposição também retrata os aspectos semióticos das fotos e a construção das imagens enquanto arte.
12 de maio, quarta-feira, às 16h
Para participar é necessário realizar a inscrição prévia no site do museu. Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail [email protected] com até 48hs de antecedência.
Leia também: Ballet, música, circo… atividades extracurriculares funcionam no online?
Planta-Colagem, oficina virtual com Manuela Eichner
Manuela Eichner, artista que comandará a oficina, trabalha entre São Paulo e Berlim, realizando vídeos performances, ilustrações, instalações e murais, sempre utilizando os princípios de colagem e a relação entre corpo, espaço e natureza. Na oficina, serão desenvolvidos temas como intuição, adaptação e nutrição trabalhando manualmente com imagens, folhas coletadas e desenho. O intuito é investigar o potencial das plantas para reencantar nossos sentidos e observar a metamorfose que acontece por toda a parte.
14 de maio, sexta-feira, às 16h
Oficina virtual no Zoom, destinada a crianças a partir de 4 anos. Necessário inscrição prévia no site do museu. Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail [email protected] com até 48hs de antecedência.
Reimaginar e recortar: construindo imaginários de um museu
Esta oficina virtual será mediada por Amanda Santos, designer e artista visual que atua como educadora no MAM São Paulo. O intuito é construir novos imaginários de museus a partir de reflexões e práticas feitas com colagem. Nos últimos anos, o propósito dos museus passou a ser revisitado e repensado, afinal, para quais fins um museu deve existir? O dicionário Oxford informa que museu é uma “instituição dedicada a buscar, conservar, estudar e expor objetos de interesse duradouro ou de valor artístico, histórico, etc”, mas, o que e como desejamos buscar, conservar, estudar e expor?
18 de maio, terça-feira, às 16h
No Zoom, para crianças a partir de 4 anos, acompanhadas de seus responsáveis. Necessário inscrição prévia no site do museu. Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail [email protected] com até 48hs de antecedência.
MAM no Minecraft: expandindo fronteiras, com Francisco Tupy
Neste encontro virtual com Francisco Tupy, professor e game designer, será apresentado o MAM no Minecraft, um jogo de videogame no qual é possível realizar visitas ao museu, construir ou reconstruir obras de arte e aprender sobre a história da arte brasileira por meio de atividades lúdicas e online. O projeto dialoga com a missão do museu em investir na formação cultural, educacional e artística da sociedade, tendo a arte como um dos elementos fundamentais para educação e construção da cidadania.
19 de maio, quarta-feira, às 18h
No Zoom, aberto ao público. Necessário realizar inscrição prévia no site do museu. Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail [email protected] com até 48hs de antecedência.
Leia também: A paixão pela natureza em forma de livro: a inédita obra infantil de Itamar Assumpção
Encontro prático virtual de escuta de imagens, com Elidayana Alexandrino
A proposta deste encontro é de uma vivência experimental de escuta de imagens, uma roda virtual de conversa. Com participação de Elidayana Alexandrino, artista visual, educadora e pesquisadora, a conversa traz um debate sobre a forma como nos relacionamos com a quantidade de imagens que vemos e produzimos diariamente. Será que também nos tornamos imagens na era das multitelas?
20 de maio, quinta-feira, às 16h
Encontro virtual no Zoom, livre. Necessário realizar inscrição prévia no site do museu. Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail [email protected] com até 48hs de antecedência.
Experiência poética: Qualquer lugar é minha terra
Inspirada na obra Anywhere is my land (Qualquer lugar é a minha terra), do artista Antonio Dias, serão criados mapas afetivos para o próprio território poético de cada pessoa, a partir de coletas de vivências e experiências pessoais e organização da própria história de vida. É um convite para o autoconhecimento, para expandir os limites e afirmar seu pertencimento a qualquer lugar do mundo.
21 de maio, sexta-feira, às 16h
Oficina virtual no Zoom, aberta ao público. Necessário realizar inscrição prévia no site do museu. Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail [email protected] com até 48hs de antecedência.
Materiais:
- folhas diversas para desenho livre
- lápis de cor
- canetas
- canetinha
- giz de cera e/ou giz pastel
- tinta aquarela
Semana Mundial do Brincar
Brincando com a madeira, encontro virtual com Adelsin
Adelsin (Adelson Fernandes Murta Filho) é artista plástico e integrante da Casa das 5 Pedrinhas/Zerinho ou Um, que trabalha há mais de 30 anos com a pesquisa, documentação e irradiação da cultura das crianças. Este encontro virtual é destinado a pais, educadores, estudantes e artistas. Adelsin nos convida a contemplar imagens e relatos dos brinquedos surgidos desse eterno encontro humano e madeira pelo Brasil afora, apresentando-nos a possibilidade de construção de um tamborzinho de caixinha de fósforos e/ou de um helicóptero de caixinha de fósforos e palito de picolé.
Os participantes que quiserem construir os brinquedos apresentados deverão ter duas caixinhas de fósforos das de madeira, quatro palitos de picolé, um palito de churrasco e dois metros de linha de soltar pipa. Também será preciso um furador que pode ser uma chave Philips bem fininha, um prego médio ou uma sovela.
25 de maio, terça-feira, às 16h
Encontro virtual no Zoom. Necessário realizar inscrição prévia no site do museu. Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail [email protected] com até 48 horas de antecedência
Leia também: TV Futura estreia nova programação infantil; uma das séries traz música da cantora Fernanda Takai
Música e movimento para bebês, mães e pais, com Sandra Bitar e Gih Maldonado
Este encontro conta com a participação de Sandra Bitar, que trabalha há mais de 10 anos com música e movimento para bebês, e Gih Maldonado, artista musical que realiza projetos com música, corpo, voz e percussão. Na atividade, mães, pais e bebês a partir de 6 meses são convidados a interagir através de brincadeiras cantadas. Serão exploradas possibilidades de apoio, subir e descer, entregar o peso, abrir espaços internos, buscar espaços externos, tudo com muita música e movimento! Prepare um espacinho no chão da sala, roupas confortáveis e tecidos.
26 de maio, quarta-feira, às 16h
Oficina virtual no Zoom. Necessário realizar inscrição prévia no site do museu. Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail [email protected] com até 48hs de antecedência.
O brincar em casa, com Lia Mattos e Sandra Eckschmidt do projeto Território do Brincar
Esta atividade virtual é aberta para famílias, crianças, professores, educadores, pesquisadores e cuidadores. Sandra Eckschmidt e Lia Mattos, pesquisadoras do projeto Território do Brincar, compartilham a experiência da pesquisa “Brincar em Casa”. Além de apresentar o caminho da pesquisa, elas convidam as participantes a olharem para o corpo da criança durante o brincar espontâneo como o espaço primordial da criação. O intuito é enxergar o “casa-corpo” da criança em tempos pandêmicos como lugar de saúde, esperança e potencial criativo.
27 de maio, quinta-feira, às 16h
Encontro virtual no Zoom. Necessário realizar inscrição prévia no site do museu. Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail [email protected] com até 48hs de antecedência.
Leia também: Para ler com os filhos: Os pintores e as crianças
Oficina online de percussão com Banda Alana
Nesta oficina online, integrantes da Banda Alana introduzem os pequenos ao universo da percussão. Se tiver instrumentos de percussão eles serão muito bem-vindos na oficina, mas caso não tenha, separe colheres de pau, baldes, bancos e potes. Não é necessário experiência prévia. Do toque, batuque, raspagem ou chacoalho de um instrumento de percussão fazem-se sons e ritmos que parecem ecoar do coração.
Com orientação de Silvanny Rodriguez e Adriana Biancolini, a Banda Alana foi criada em 2007 através do Núcleo de Recreação e Cultura do Instituto Alana. A banda realiza apresentações com percussão, metais, violão, contrabaixo e canto.
28 de maio, sexta-feira, às 16h
Oficina virtual no Zoom, livre (crianças acompanhadas de seus responsáveis). Necessário realizar inscrição prévia no site do museu. Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail [email protected] com até 48hs de antecedência.
Sobre o MAM São Paulo
Localizado no Parque Ibirapuera, o Museu de Arte Moderna de São Paulo foi fundado em 1948 e é uma sociedade civil de interesse público, sem fins lucrativos. Sua coleção conta com mais de 5 mil obras produzidas pelos mais representativos nomes da arte moderna e contemporânea, principalmente brasileira. Tanto o acervo quanto as exposições privilegiam o experimentalismo, abrindo-se para a pluralidade da produção artística mundial e a diversidade de interesses das sociedades contemporâneas.
Leia também: Veja os bonecos amarelos e outras obras de “Os Gêmeos” em tour virtual