A paixão pela natureza em forma de livro: a inédita obra infantil de Itamar Assumpção

Anelis Assumpção, filha do cantor, comenta, em áudio, a publicação "Homem-Bicho, Bicho-Homem", recém-lançada

708
Livro Itamar Assumpção
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

O que é uma orquídea híbrida? Qual é o papel dos pássaros na fecundação das flores e árvores frutíferas? O que acontece dentro de um formigueiro? O cantor e compositor Itamar Assumpção adorava contar histórias com a mesma intensidade com que amava observar as orquídeas, as bromélias, a vida das formigas e outros bichos. As histórias, segundo a cantora Anelis Assumpção, filha de Itamar, refletiam a “tradição da oralidade dos pretos”, as experiências de criança do pai e seu olhar cuidadoso sobre a natureza.

Na década de 90, Itamar Assumpção mostrou à mulher e às filhas histórias que escreveu para crianças. Ao longo de anos esses textos originais foram guardados com carinho pela família e agora chegou a hora da publicação. O primeiro livro, “Homem-Bicho, Bicho-Homem”, foi lançado neste ano pela Editora Caixote. Outros três livros vão compor a coleção póstuma. As ilustrações são de Dalton Paula, artista visual, pintor, gravurista e performer cujas obras focam a reconstrução de identidades históricas e culturais e legados de povos escravizados.

Anelis respondeu a perguntas da Canguru News sobre essa saborosa novidade da obra multifacetada de seu pai, morto em 12 de junho de 2003. Os outros livros também serão publicados pela Caixote. A previsão é que as publicações saiam até o final deste ano, mas Anelis admite que a pandemia pode alterar o cronograma. Confira as respostas:

“Os desejos dele como criador, compositor e poeta eram estimulados por tudo, o tempo todo”

“Ele era um grande contador de histórias, da infância dele no rio Tietê, as frutas que pegavam…”

“Ele tinha uma paixão por botânica, pelo mundo natural, o que acontecia naqueles universos”

“Eu já escrevi para crianças, mas meu livro vai ficar um pouquinho mais pra frente”


Leia também: Livros como aliados: 10 dicas preciosas da Biblioteca Amarela


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

Malu Delgado
Malu Delgado é mãe da Nina, 8 anos. Jornalista, tem mais de 20 anos de experiência em coberturas políticas para veículos como “Valor Econômico”, “O Estado de S. Paulo”, “Folha de S. Paulo”, revista “piauí”, “Jornal do Brasil”, “iG” e “Globonews.com”. Pós-graduada em Gestão de Políticas Públicas, atua no momento como colaboradora da Deutsche Welle Brasil, freelancer e consultora de comunicação da Canguru News.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui