Mães dizem que filhos seguirão em casa quando as escolas reabrirem

Os motivos para não levar os filhos à escola são diversos. Há quem diga Umas alegam ter condições de seguir trabalhando em home office e cuidar das crias

1280
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Com a programação de volta às aulas divulgada em várias cidades dos pais, muitos pais e mães começam a pensar se vão levar os filhos à escola quando as aulas presenciais forem retomadas ou se deixarão para reiniciar o ano letivo mais para a frente. Enquete realizada pelas redes sociais da Canguru News mostra que a maioria das mães não pretende retomar a rotina escolar tão cedo. Essa é a opinião de 65% das mães ouvidas. Já 32% delas planejam levar os filhos às aulas assim que as escolas forem reabertas. Somente 2% disseram não saber ainda o que farão.

A opinião das nossas leitoras coincide com outras pesquisas sobre o tema – uma enquete informal realizada em grupo de mães de Facebook também revelou que 55% das mães não querem levar os filhos à escola. Os motivos são diversos. Umas alegam ter condições de seguir trabalhando em home office e cuidar das crias. Outras, estão mais preocupadas com a possibilidade das crianças adoecerem e ou transmitirem a Covid-19 para familiares. Há também quem retirou os filhos da escola, que ainda não estão em idade escolar, e os pais avaliam ser melhor que fiquem em casa mesmo com a retomada das atividades escolares. As mães que desejam que os filhos retomem as aulas presenciais somaram 22% do total. Neste caso, elas alegam que precisam trabalhar e não têm com quem deixar as crianças ou que retomar o contato com os amigos, professores e o ambiente escolar é importante após longo período de isolamento social. Ainda, outras 21% das mães disseram não saber o que vão fazer, preferindo aguardar a data do retorno chegar mais perto.

Leia também: Parques reabrem mas espaços infantis seguem fechados; Zoológico e Zoo Safari também voltam a funcionar

Profissional de saúde diz que não vai mandar a filha para reduzir riscos de transmissão a terceiros

Amanda Pires de Souza, mãe de Helena, 5 anos, é uma das mães que participou da enquete e diz que não vai mandar a filha logo que as aulas forem retomadas. “Sou profissional da saúde e vamos conversar com a escola para deixar a minha filha de homeschooling até que eu ache mais seguro. Meu problema nem é tanto ela se infectar com o coronavírus, mas acabar levando o vírus à escola por minha causa, já que embora eu siga um protocolo rígido no trabalho, é difícil saber se estamos infectados ou não”, diz Amanda, que é bióloga e trabalha como auxiliar de laboratório na capital paulista.

Em São Paulo, o governo já anunciou que pretende retomar as aulas presenciais no dia 8 de setembro, se todas as regiões do estado permanecerem na etapa amarela – a terceira menos restritiva segundo critérios de capacidade hospitalar e progressão da pandemia – por 28 dias consecutivos. No momento, o estado tem sete regiões na fase amarela. As medidas de retorno escolar valem para as escolas públicas e privadas do estado.

‘As escolas não têm como oferecer essa segurança às crianças’, diz mãe que mora em São Paulo

Apesar dos cuidados e protocolos sanitários e de saúde determinados pelo governo para aplicação nas escolas públicas e privadas de todo o estado, muitas mães e pais ainda têm dúvidas de como tudo isso se dará na prática. Uma delas é a escrevente Bianca Campos, que também vive em São Paulo com a filha Manuela, de 5 anos. “Não pretendo mandar porque não me sinto segura, acho que as escolas não têm como oferecer essa segurança às crianças”, afirma Bianca.

Leia também: Maioria dos pais acha que castigos, gritos e palmadas são necessários na educação das criança, diz pesquisa

‘A mochila do meu filho já está pronta em casa’, brinca Keila, moradora do Rio de Janeiro

Já Keila Figueiredo Fonseca Lima, mãe de Artur, de 7 anos, planeja retomar a rotina escolar logo no primeiro dia de aula.

Já Keila Figueiredo Fonseca Lima, mãe de Artur, de 7 anos, planeja retomar a rotina escolar logo no primeiro dia de aula. Ela acredita que a falta da interação com os amigos tem prejudicado muito Artur. “Pretendo mandar meu filho assim que a escola reabrir, a mochila já está pronta”, brinca a mãe. Ela explica que a intenção não é recuperar o conteúdo perdido, mas sim reduzir os riscos de um possível problema emocional. “Estou com receio do que esse tempo todo em quarentena possa vir a causar no meu filho, um estresse pós-traumático por exemplo. Se a gente está surtando, imagina as crianças?”, questiona.

No Rio, as escolas particulares ainda não têm data de retorno confirmada. Nas escolas municipais, a prefeitura anunciou a volta após o dia 3 de agosto. Já na rede estadual, o retorno se dará somente 15 dias após o estado decretar a fase verde – penúltima etapa, com menores restrições para retomada de atividades. No momento, o estado se encontra na fase amarela, que é anterior à verde.

A pernambucana Tatty planeja levar os filhos à escola após algumas semanas da reabertura

Já a produtora Tatty Cavalcanti, que mora no Recife e é mãe de dois meninos, José, 7 anos, e Vicente, 3 anos, diz que pretende esperar uma ou duas semanas após o reinício para levar os filhos à escola. “Depois das aulas começarem, se não surgir nenhum caso de transmissão, eu pretendo mandar sim, não pela questão de recuperar o ano escolar e sim pela interação social que é o que está maltratando demais os meninos”, afirma Tatty. Ela ressalta porém, que a escola dos filhos é pequena e tem poucos alunos em cada turma, o que a deixa mais tranquila. A capital pernambucana ainda não tem data prevista para a volta às aulas presenciais na educação básica.

Leia também: Confira dicas para as configurações de privacidade e segurança no Instagram e no Tik Tok

Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter. É grátis! 

4 COMENTÁRIOS

  1. Filhos vacinados devem voltar pra escola ,ensino presencial é necessário, e outra que ninguém fica dentro de casa por toda vida.
    Festinhas de aniversário e churrasco também é muvuca

  2. E se não sair a vacina ? Ou sair e não funcionar ?
    Esse vírus não vai embora do Brasil
    Todos tem de saber conviver com ele
    Colocam isso na cabeça de uma vez por todas

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui