Conhecer histórias de fracasso é uma grande lição para as crianças

Para além dos livros, ter acesso a esse tipo de experiência na escola deixa os alunos hipnotizados

469
Histórias de fracasso de empreendedores ensinam muito às crianças; menina pensativo com lousa preta atrás e desenho de nuvem com giz branco que a envolve
"A escola não incentiva o aprendizado com as pessoas do nosso cotidiano. Vale somente o que está nos livros, o que é uma pena", afirma Fernando Dolabela
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Eu convido empreendedores à sala de aula para narrar as suas vidas aos alunos. A história da empresa não é o mais relevante. Eu lhes pergunto sobre sua família, sobre as suas relações, seus sonhos e motivos que os levaram a empreender. Nessas conversas eu sigo o rastro da emoção que os motivou a escolher os caminhos das suas vidas. Não é um show de números e cifras, produtos, tecnologia, estilos gerenciais. No empreendedorismo, a emoção vem em primeiro lugar e dá o rumo.

O empreendedor abre as portas do seu coração para nos apresentar a aventura da sua vida. É uma grande lição. Os alunos, que não estavam habituados a ter acesso a esse tipo de experiência na escola, ficam hipnotizados. De fato, a escola não incentiva o aprendizado com as pessoas do nosso cotidiano. Vale somente o que está nos livros. É uma pena. Todos nós escolhemos os nossos modelos, geralmente alguém próximo, que acaba desempenhando influência marcante em nossas vidas. Consegui levar à sala de aula poucos empreendedores dispostos a contar a história da falência da sua empresa. Erros nos ensinam mais que os acertos. Foram momentos de comoção.

Não só o empreendedor deixava lágrimas escorrerem. Também eu e os alunos não contínhamos o choro. Isso é compreensível. Estávamos ouvindo histórias de amor.

A partir daí comecei a sugerir que os estudantes fizessem também um currículo dos seus fracassos. Cuidado, esse currículo é somente para uso íntimo e aprendizado próprio, não é para ser enviado para qualquer empresa. Mesmo porque somente aquelas que inovam são capazes de dar valor aos erros.


Leia também: Empreendedorismo é uma forma de ser – e isso tem a ver com família


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui