Semana Mundial de Brincar: 10 sugestões de atividades para fazer com as crianças

Em sua 11ª edição, mobilização promovida pela Aliança pela Infância destaca a importância da criatividade e da imaginação na criação de brincadeiras dentro de casa

6164
Diferentes formas de brincar são propostas para a Semana Mundial de Brincar 2020
Semana chama atenção para a importância de cultivar a imaginação e estimular o devaneio da criança
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

A importância do brincar e a essência da infância são o foco da Semana Mundial do Brincar que acontece ao longo de toda esta semana até o domingo (31). A iniciativa surgiu em 2009, inspirada no Dia Mundial do Brincar – 28 de maio – e reforça a necessidade do brincar durante a pandemia do coronavírus, adequando as propostas ao momento atual e à limitação de espaços de circulação e de agrupamento durante a quarentena.

“A mobilização será diferente, não contará com eventos coletivos nem irá ocupar espaços públicos. Mas queremos manter os debates e incentivar a brincadeira com segurança e afeto em espaços domésticos”, explica Letícia Zero, coordenadora da secretaria executiva da Aliança pela Infância, organização responsável pela iniciativa. O uso das tecnologias é um suporte importante neste momento tanto para buscar inspiração quanto para aproximar as pessoas, mas sempre orientando que o uso de telas pelas crianças seja mediado por um adulto, ressalta ela.

Tendo como tema “Brincar entre o céu e a terra”, o evento chama atenção para a importância de cultivar a imaginação e estimular o devaneio da criança, para que ela possa ser e estar no mundo com criatividade e singularidade. Além disso, neste momento de isolamento social, traz propostas que funcionam mesmo em pequenos espaços, para que todos possam participar exercitando formas de brincar dentro da sua realidade. Abaixo, veja algumas das propostas divulgadas pela organização, promovidas por escolas, professores e empresas entre outras entidades.

Leia também: 3 dicas de Harvard para ajudar no desenvolvimento das crianças durante a quarentena

Diversas formas de brincar: veja sugestões de atividades para fazer em casa com os filhos

1. Brincar de criar livrinhos artesanais – Instagram leve.adiante_literatura

2. Brincadeiras tradicionais – uma por dia, como “gato mia”, “morto vivo”, “telefone sem fio” – Prefeitura de Atibaia (SP)

3. Conversa com crianças, pais, cuidadores. Atividades de contação de histórias – Professora Sandra Feitosa

4. Biblioteca digital gratuita com historinhas diárias para contar – Instagram @historinhaspracontar 

5. Confecção de brinquedos com materiais recicláveis – Emei Flora Luzia Heberle Heberle (RS)

6. Podcast Língua-mãe – série “Brinquedo” com leituras comentadas sobre o brincar – Spotify “Língua mãe”

7. Lives com vários artistas e grupos de música infantil do Rio de Janeiro – Instagram @musicaparacriancarj

8. O escritor mirim Alexandre Fiorese propõe uma brincadeira “colorida” para fazer em casa. Usando corante comestível, tinta guache, tinta a óleo, dentre outras possibilidades – Facebook Alexandre Fiorese

9. Desafios, como formação de times e grito de guerra, cultivando a essência do brincar em suas diversas formas – Grupo Anima Brasil – Instagram Acampadentro online

10. Vídeos curtos com dicas de jogos e brincadeiras para casa e pequenos espaços – Facebook Andréa Silva Frangakis Tanil (coordenadora do Curso de Educação física UNIBR)

Veja aqui mais ideias de brincadeiras que podem ser feitas em casa ou com apoio da tecnologia. 

Saiba mais sobre a Semana Mundial de Brincar 2020.

Informação e inspiração no seu e-mail

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui