Como fazer uma criança que não come passar a comer feliz

Veja 5 dicas para ensinar o seu filho a comer bem, evitando alimentos ricos em sódio, gordura trans e açúcares

768
Criança negra no colo do pai segura uma laranja
Se seu filho não comeu o almoço, aguarde até o horário do lanche e ofereça um lanche saudável
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Antigamente, como as famílias eram muito grandes, a preocupação maior dos pais consistia em conseguir alimento suficiente para todos, e o que ocorria era uma disputa para ver quem conseguia comer mais. Porém, nos dias atuais, há uma oferta imensa de alimentos, muitas vezes ricos em sódio, gordura trans e açúcares, o que faz algumas crianças desejarem comer somente esses alimentos não nutritivos.

Existem 5 passos básicos para ensinar o seu filho a comer bem, mas antes de começar é preciso uma preparação, ou seja, você precisa estar calmo, tranquilo e confiante. Gritar, ameaçar e castigar só vai piorar tudo! Dito isso, vamos lá:

1. Não force comida

Você não pode obrigar ninguém a comer! Aprenda que talvez o seu filho fique satisfeito com o que você considera pouco, mas que para ele é o suficiente. Se o seu bebê está cuspindo a comida, talvez ele já esteja satisfeito. Observe os sinais e respeite.

2. Prepare refeições bonitas

Quem não gosta de comer uma comida bem apresentada? As crianças também gostam! Use a sua criatividade fazendo desenhos com a comida, sopas batidas em canecas, palitinhos de legumes e utilize também pratos e utensílios que façam a criança curtir o momento.

3. Não caia no truque de pular refeições

Se seu filho não comeu o almoço, aguarde até o horário do lanche e ofereça um lanche saudável. Se ele não comeu o lanche da tarde, aguarde até o horário do jantar. Nos intervalos, se a criança reclamar que está com fome, não grite ou diga: “Está vendo, eu falei que você ia ficar com fome!”, pois essa atitude gera magoa e ressentimento.  Tente uma alternativa mais saudável, como por exemplo: “Você comeu o que era necessário para você, tenho certeza que você pode aguardar até a próxima refeição”, pois isso deixa a criança mais propensa a cooperar e se sentir aceita.

4. Peça ajuda para as crianças

Crianças adoram ajudar os adultos. Elas se sentem mais pertencentes e ficam mais propensas a fazer o que está sendo proposto. Solicite a cooperação da criança para colocar a mesa (crianças muito pequenas podem colocar os guardanapos), lavar os vegetais, pegar itens na geladeira ou ir com você ao mercado.

5. Paciência, paciência, paciência

Ao longo do tempo, a criança mudará seus hábitos alimentares, mas isso ocorrerá aos poucos. Quanto mais calmo você se mantiver, aproveitando as refeições em família com os seus filhos e dando o exemplo do que é comer de forma saudável, mais cedo as crianças aprenderão. Conte sempre com a ajuda do seu pediatra, que poderá acrescentar dicas valiosas e garantir que a criança está ganhando peso de forma saudável.


LEIA TAMBÉM:


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui