Seu filho é desobediente e você se sente incapaz de lidar com ele?

822
filho desobediente
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Seu filho é uma criança difícil, age com pirraças, choro ou desobediência? Não raro, ele costuma gerar estresse e te deixa com a sensação de incapacidade de criá-lo? 

Pois saiba que essa não é uma exclusividade sua. Muitas vezes, acreditamos que a culpa é nossa e que não sabemos criar os filhos, ficamos angustiadas, e aquela célebre frase pode vir à mente: “Onde foi que eu errei? ”. 

Não sei se você passou por isso, mas na minha época, não aprendíamos a lidar com nossas emoções. Quantas vezes eu ouvi: “Engole este choro”, “ Você não tem motivos para chorar” ou “Homem não chora”. Nós não aprendemos a lidar com as emoções, nem a reconhecê-las. Não nos era permitido nos expressar, demonstrar nossos sentimentos. E repetimos isso ao longo da vida, inclusive, com os nossos filhos. 

Leia também: O que autoestima tem a ver com a criatividade?

O que acontece é que eles estão aprendendo na escola a identificar e lidar com suas próprias emoções – mas nem todos estão preparados para isso, visto que eles também repetem o que aprendem em casa. 

Agora imagine o turbilhão que fica dentro da cabeça de uma criança: ela identifica os sentimentos, mas não pode contar com a ajuda dos pais, porque não estamos preparados para tanto. Aí, ela chega em casa depois de um dia ruim no colégio, você pergunta o que aconteceu e ela responde atravessado. Por conta disso, você decide castigá-la, privando-a de alguma coisa. Será que essa é a melhor forma de solucionar o problema? Não, não é. Você só repetiu um padrão que aprendeu. 

Não precisamos identificar o que o nosso filho está sentindo, mas precisamos compreender que ele sente algo e que este “algo” o está consumindo e, como defesa, ele (até inconscientemente) acaba atacando alguém, os pais, por exemplo. 

Lembre-se sempre de que a inteligência emocional não é um traço, é uma habilidade e portanto, como pais, é nosso dever transmitir a nossos filhos estas estratégias:

Não o julgue nem recrimine pelo seu comportamento; não o compare a nenhuma outra criança.  

Leia também: Ensine seu filho a ganhar, gastar, poupar e doar

Converse sempre, mas procure um momento em que seu filho esteja bem para falar. Dê a ele confiança e compreensão, faça com que ele perceba que está sendo visto e respeitado. 

Ensine a ele que cada emoção pode se transformar em uma palavra, que a raiva tem forma, que a tristeza pode ser compartilhada para aliviá-la, que chorar não é ruim, que o mundo nem sempre é como gostaríamos que fosse. 

E, por fim, diga a seu filho que você sempre estará pronto para ouvi-lo.

Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter.

Andrea Romão
Andrea Romão é psicóloga há mais de 20 anos, pós-graduada em Gestão de Pessoas, com certificações internacionais em Coaching, Programação Neurolinguística, Neurociência e EFT (Emotion Freedon Tecniques). Há dez anos, trabalha com reeducação emocional, ajudando adultos e crianças a entender e lidar com as suas emoções.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui