Espetáculo online se inspira na cultura mexicana para falar de morte para crianças

Dirigida por Flávia Lopes, peça utiliza formas animadas, máscaras, bonecos, objetos manipulados, projeções e luz negra para abordar o tema de forma delicada

473
Espetáculo se inspira na cultura mexicana para falar de morte para crianças; imagem reproduz cena do espetáculo
Cena do espetáculo "Lupita"| Foto: Rodrigo Menezes
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Estreou no formato online o espetáculo “Lupita”, que usa as linguagens do teatro, palhaçaria, música e poesia para falar sobre um tema delicado – a morte para crianças. A história se passa em um México imaginário, em que a menina Lupita, de 10 anos, faz parte de uma família muito parecida com tantas outras famílias. Ela vive com a sua mãe e seu avô, que também é o seu melhor amigo. Lupita adora ouvir as histórias dele, principalmente de quando ele era bem pequeno do tamanho de um botão que cabe na palma da mão. Com seu avô, ela aprendeu a ouvir e a contar histórias. Aprendeu também que tudo é música, até o silêncio, e que nada é impossível para quem tem imaginação.

Antes de virar passarinho, o avô de Lupita a presenteia com um livro em branco para que ela escreva suas próprias histórias a partir de sua memória e imaginação. Dito e feito, a menina desenha uma mirabolante rota de fuga para escapar com seu avô, evitando, desta forma, que a Dona Muerte dance com ele durante os festejos do Dia dos Mortos.  A encenação é uma viagem pela memória de Lupita, onde o público torna-se cúmplice de suas lembranças entre presente e passado.

Com dramaturgia e direção de Flávia Lopes, a produção conta com máscaras, bonecos, objetos manipulados, projeções e luz negra, e fica em cartaz no site www.oifuturo.org.br, de forma gratuita até o dia 29 de novembro. O espetáculo possui audiodescrição para o público cego e tradução de libras para os surdos.

Serviço:
Espetáculo “Lupita”
Temporada:16 a 29 de novembro
Plataforma: www.oifuturo.org.br
Duração: 60 minutos
Ingresso: gratuito
Classificação: livre

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui