É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança?

Os educadores parentais Lua Barros e Peu Fonseca explicam o que entendem por educação parental e questionam o famoso provérbio africano neste quadro "Conversas sobre Educação Parental", organizado pela Canguru News

2983
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Os educadores parentais Lua Barros e Peu Fonseca gostam de polêmica. Para eles, educação parental é a compreensão deste espaço de troca e constante aprendizado, onde todos erram e acertam juntos, adultos e crianças. Na estreia deste quadro da Canguru News, Conversas sobre Educação Parental, eles já começam causando ao questionar e subverter o famoso provérbio africano que diz: “É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança”. Ambos contam as razões pelas quais não concordam com o provérbio e por que acham que o mundo atual exige novas interpretações para a criação das crianças.

Confira esse bate-papo bacana com os dois, no YouTube da Canguru:


LEIA TAMBÉM


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

3 COMENTÁRIOS

  1. Entendo o olhar do Peu Fonseca, de que é preciso reconhecer o papel da criança para ter perspectiva de futuro. Mas não vejo como contrária a postulação dele, aliás, são complementares.

  2. O provérbio resume a importância da comunidade e das pessoas ao redor de uma criança no processo educacional e formativo. Em sua essência, essa frase significa que a responsabilidade de educar uma criança não recai apenas sobre os pais ou responsáveis legais, mas envolve toda a comunidade em que ela está inserida.

    Quando uma criança cresce cercada de cuidado, orientação e suporte de várias pessoas, como avós, tios, professores, vizinhos e outros membros da comunidade, ela tem mais oportunidades de aprender, desenvolver habilidades sociais e emocionais, e construir valores e princípios importantes. Dessa forma, a diversidade de perspectivas e experiências presentes na comunidade enriquece o processo educacional e amplia os horizontes da criança.

    O conceito de “aldeia” pode ser aplicado tanto em comunidades rurais quanto urbanas, enfatizando a importância de um ambiente que promova o bem-estar e o crescimento saudável das crianças. Quando a comunidade trabalha em conjunto, as crianças são beneficiadas com um apoio mais abrangente e efetivo.

    Assim, a mensagem por trás dessa frase é que todos têm um papel a desempenhar no desenvolvimento das crianças, e a colaboração entre a família, a escola e a comunidade é fundamental para que elas cresçam com uma base sólida e equilibrada.

  3. Entendo a provocação deles, mas em nenhuma das perspectivas se anula o saber do provérbio. A vila, sim, precisa da criança para crescer, mas para essa criança crescer de forma integrada, ela precisa da vila. É uma relação simbiótica, dialética, onde uma precisa da outra pra existir. O provérbio corrobora com a questão de tirar o peso da responsabilidade de apenas a mãe formar o cidadão do amanhã, pois todos os que cercam a criança tem essa responsabilidade. Nesse sentido, a perspectiva da Lua Barros não contradiz o provérbio, o reafirma.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui