É tempo de doar brinquedos – e as crianças devem participar desse ato

Ao escolher quais brinquedos serão doados, vale lembrar aos filhos que muitas crianças poderão ter momentos alegres com aqueles objetos que já estão sem uso

1129
É tempo de doar brinquedos junto com as crianças; imagem mostra caixa de papelão com ursos de pelúcia dentro e materiais de escola
Brinquedos são para trazer alegria e se não estão sendo usados acabam não conseguindo isso

Aprender a doar é um dos pilares de uma boa educação financeira. E é um valor que precisa ser ainda mais incentivado nos dias de hoje. Mas o que é doar? É fazer algo por alguém sem esperar nada em troca.

Aqui em casa temos um hábito que tem ajudado nossos filhos a entender a importância desse gesto. Depois das datas festivas como aniversário e Natal, quando normalmente eles ganham brinquedos de presente, fazemos uma grande arrumação.

Primeiro, para separar aqueles brinquedos que estão quebrados ou sem condições de uso. Eles devem ir para a reciclagem ou lixo. Não serão doados. Doar não é transferir nosso lixo para alguém. O próximo passo é separar aqueles brinquedos que não são mais tão usados, ou seja, eles já não dão tanta atenção para eles. Esses serão os doados.

É natural que surja alguma resistência. Alguns daqueles brinquedos voltam a ser aquele que ela ou ele mais gosta. Gosta não, adora. Aí, fazemos uma negociação. Explicamos mais uma vez que os brinquedos são para trazer alegria e se não estão sendo usados acabam não conseguindo isso. E que muitas crianças poderiam ter muitos momentos alegres com aqueles brinquedos. E dizemos para que façam a escolha daquele brinquedo que mais gostam e ainda não querem doar. Sempre funciona.

LEIA TAMBÉM: Onde vão parar aqueles brinquedos que você doa para as ONGs? Descubra aqui!

Escolhidos os brinquedos para doação é hora de levá-los até o novo destino. E procuramos levar as crianças para entregar a doação na instituição ou igreja escolhida. Acho tão triste quando chego à casa de algum amigo e vejo um armário cheio de brinquedos. E na casa todos os filhos já são adultos. Quanta alegria deixou de ser compartilhada!

Da mesma forma, agimos com as roupas que não servem mais aos nossos filhos. De tempos em tempo fazemos uma vistoria no armário. Aquelas peças que não servem mais para eles são separadas para doação. Antes da chegada do João Pedro, guardávamos as melhores peças da Duda na expectativa que o próximo bebê fosse também menina. Mas quando vimos que estávamos grávidos de um menino a maior parte destas peças foi doada. Algumas mais especiais guardamos para emprestar para os amigos que têm meninas. Eles usam, devolvem e depois emprestamos para outros.

Também é importante darmos exemplos para os nossos filhos Todas as vezes que fazemos alguma doação aqui em casa fazemos questão que nossos filhos participem. Quando doamos cestas básicas, eles vão conosco ao supermercado para comprá-las. No início do ano, quando compramos material escolar para ser doado, a Duda me acompanha para escolher os materiais. E vocês têm esse costume? Qual é a sua opinião?

LEIA TAMBÉM: 5 dicas da japonesa Marie Kondo para organizar o quarto das crianças

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui