Dá medo, mas elas gostam: a relação das crianças com filmes de terror

Essas narrativas, além de aguçarem o interesse das crianças e proporcionarem bons sustos, também ajudam os pequenos a enfrentarem seus medos, segundo especialistas; veja lista com alguns filmes

4624
Mãe e filho sentados em um sofá, cobertos com uma manta, cobrindo os olhos, com feição de medo
Os filmes de terror podem ajudar as crianças a enfrentarem alguns de seus medos, explicam especialistas
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Durante a infância, muitas crianças tendem a ter curiosidade por filmes de terror e histórias assustadoras. Ao entrarem em contato com filmes e histórias de terror, elas se sentem atraídas pela narrativa e, principalmente, pelos sustos e quebras de expectativa. Ainda que se assustem, as histórias causam uma sensação de adrenalina, prendendo sua atenção. 

“É esperado que filmes de terror atraiam a atenção de quem assiste, principalmente pelo fato de haver muito suspense. É da natureza do ser humano buscar os “porquês” mediante a vida. O interesse por esses filmes, principalmente na infância, pode estar associado a fatores psíquicos/psicológicos, como aquela sensação de que “o que é proibido é mais gostoso”. Além disso, instigam a curiosidade e proporcionam a sensação de adrenalina”, explica a psicóloga Gabriela Henke. 

Arianne Angelelli, pediatra e membro do Departamento de Saúde Mental da Sociedade de Pediatria de São Paulo, explica que tais narrativas podem auxiliar as crianças a enfrentarem os próprios medos. “Os filmes de terror são uma maneira de as crianças assistirem aos seus medos espelhados em situações dramatizadas, de uma pessoa que, assim como elas, também sente muito medo.” A pediatra acrescenta que muitas vezes as crianças não sabem lidar com tais sentimentos de medo e, por isso, “quando ela tem uma oportunidade de ver algum filme que fale sobre a sensação de medo, ela se vê reconhecida na situação”.

“Não é que a sensação de medo agrade às crianças. Na verdade, essa sensação vinda dos filmes permite uma catarse dos medos mais internos dos pequenos”, afirma a pediatra Arianne Angelelli.

A Canguru News selecionou alguns filmes e séries de terror conhecidos que podem despertar curiosidade, adrenalina, e ajudar as crianças no enfrentamento de alguns medos. É bom observar as faixas etárias recomendadas e assistir junto com a criança, para avaliar se ela está preparada para aquele nível de tensão.

1. Coraline e o mundo secreto (2009)

Coraline, uma menina curiosa, vive insatisfeita com a mãe e o pai, que estão sempre ocupados com o trabalho. Por estar triste e longe de todos seus amigos, a menina está disposta a fazer de tudo para ter pais novos. Quando ela acessa um portal mágico na sua casa nova, descobre que esse desejo pode sim ser realizado, mas de uma maneira bem horripilante. Ela passa a ter acesso a um mundo paralelo, onde tem novos pais, que se comportam de uma maneira muito mais atenciosa e carinhosa. Porém, as coisas não são tão simples quanto parecem. Aos poucos, tudo adquire um tom mais sombrio, revelando-se uma grande ilusão. 

2. O Estranho Mundo de Krampus (2015)

Essa obra mescla elementos sombrios com o terror, em uma narrativa eletrizante. O filme conta a história de uma família se preparando para o Natal. Em meio a muitas discussões familiares, Max, uma criança apaixonada pelo natal, passa a odiar a data, despertando uma força maligna: Krampus, a sombra do Papai Noel.

3. Convenção das Bruxas (2020)

Esse remake do clássico de fantasia produzido em 1990 conta a história de um garoto de 7 anos que, depois de aprender sobre a existência de bruxas pelos contos de sua avó, foge para um resort em busca de escapar de uma feiticeira que passou pela família em um encontro rápido. Mal sabe ele que nesse mesmo hotel está acontecendo uma grande reunião, com bruxas de todo o mundo. As bruxas têm o intuito de transformar todas as crianças do mundo em ratos e, ao ser descoberto no meio da convenção, o garoto se torna a primeira vítima.

4. Gremlins (1984)

Em busca de um presente de Natal, o inventor Rand Peltzer encontra, em uma loja de artigos chineses, um fofo bichinho. O dono da loja não queria vendê-lo, mas seu sobrinho acaba vendendo o bichinho para Rand. O inventor o leva para presentear seu filho Billy, e juntos eles escolhem o nome da criaturinha, Gizmo. Ao não saber de algumas condições para o cuidado de Gizmo, o menino o transforma em um gremlin, um ser diabólico e assustador, que causa uma onda de terror pela cidade. 

5. A Casa Monstro (2006)

O filme conta a história de três adolescentes, que apesar de jurarem que em seu bairro existe uma casa assombrada e perigosa, não são levados a sério pelos adultos. Com a chegada do Halloween, eles buscam um jeito de destruir a casa mal assombrada antes que ela faça mal às crianças inocentes. 

6. O Estranho Mundo de Jack (1993)

Neste longa, conhecemos os moradores da sinistra Halloweentown e seu líder, Jack Esqueleto, o Rei da Abóbora. Jack está muito cansado das tradições de Halloween e, ao entrar em contato com o animado e alegre espírito de Natal, desenvolve um plano maligno: sequestrar o Papai Noel. A narrativa conta com a presença de alguns personagens assustadores, como o Monstro Verde, que pode dar medo até nos adultos. 

7. It – A Coisa (2017)

Um grupo de crianças se une para investigar o misterioso desaparecimento de vários jovens em sua cidade. Eles descobrem que o culpado é Pennywise, um palhaço cruel que se alimenta de seus medos e cuja violência teve origem há vários séculos. Em uma trama envolvente, recheada de sustos e aventuras, as crianças precisam superar medos e diversos desafios. 

8. Stranger Things (2016)

Will, um garoto de 12 anos, desaparece em Montauk, Long Island. Enquanto a polícia, família e amigos procuram respostas, eles mergulham em um extraordinário mistério, envolvendo um experimento secreto do governo, forças sobrenaturais e uma garotinha muito enigmática. A trama da série, que vem fazendo muito sucesso entre crianças e adolescentes, lançou, em parceria com a Panini, a HQ de Stranger Things, focada em uma de suas personagens, Érica.


LEIA TAMBÉM:


DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui