Crianças devem comer no máximo 25 g de açúcar por dia, diz estudo

84
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Pesquisa divulgada pela Associação Americana do Coração também diz que os pequenos com menos de 2 anos não devem comer nenhum alimento com adição de açúcar; leia 30 dicas da Canguru para seu filho comer melhor

Por Cristina Moreno de Castro

Foto: PixabayCrianças de menos de 2 anos não devem ingerir nenhum alimento com adição de açúcar. E não deve passar de seis colherinhas de chá – ou 25 gramas – a quantidade de açúcar na alimentação diária daquelas maiores de 2 anos. 

É o que diz estudo divulgado nesta segunda-feira (22) pela Associação Americana do Coração (American Heart Association), que pesquisou o impacto do açúcar em doenças cardiovasculares, que são a maior causa de morte no mundo. Dietas com muito açúcar já foram relacionadas a fatores de risco como obesidade, diabetes, pressão alta e aumento do colesterol ruim. Um estudo de 2014 já demonstrou que pessoas que obtêm cerca de um quinto de suas calorias a partir de alimentos com adição de açúcar têm 38% mais chance de morrer de doenças cardiovasculares.

Alguns alimentos e bebidas já contêm açúcar naturalmente, mas o açúcar adicionado, de que trata este estudo recente, é aquele introduzido durante o processamento ou preparo de alimentos. Está presente não apenas em bolos e biscoitos, mas também em alimentos como frango xadrez ou hambúrguer. E, claro, em refrigerantes e sucos industrializados.

A pesquisa da Associação Americana do Coração também define um limite máximo para o consumo de bebidas açucaradas por semana: apenas 237 ml, ou dois terços de uma latinha de refrigerante. Atenção: esse é o limite por semana!

Doce está na dieta da maioria

Foto: PixabayUma criança norte-americana come, em média, o triplo do recomendado. E, no Brasil, as crianças não estão muito atrás. Em 2015, o IBGE divulgou, na Pesquisa Nacional de Saúde, que cerca de um terço (32,3%) das crianças com menos de 2 anos de idade consomem refrigerante ou sucos artificiais e passa de 60% o total de crianças nessa faixa etária que consomem bolos, bolachas ou biscoitos.

O problema atinge todas as faixas etárias. Uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde em julho deste ano mostra que mais de 20% dos brasileiros consomem doce cinco ou mais dias da semana. Além disso, 19% consomem refrigerantes ou sucos artificiais quase todos os dias

Considerando apenas os adolescentes, a pesquisa constatou que o refrigerante ocupa o sexto lugar na lista dos 20 alimentos mais consumidos pelos brasileiros. Os dados mostram que a dieta dos adolescentes brasileiros é caracterizada pelo consumo de alimentos tradicionais – como arroz (82%) e feijão (68%), que ocupam o topo do ranking – e também pela ingestão elevada de bebidas açucaradas (56%) e alimentos ultraprocessados, como refrigerantes (45%), salgados fritos e assados (21,8%) e biscoitos doces e salgados.

Conscientização dos pais

As famílias podem começar desde cedo a treinar o paladar das crianças e desenvolver hábitos saudáveis. “As crianças estão desenvolvendo hábitos de alimentação e preferências que vão durar a vida toda. Quanto antes as famílias começarem a limitar a quantidade de açúcar adicionado em suas dietas, melhor”, diz Rachel K. Johnson, que participou do estudo, em declaração ao site da associação.

Sabemos que não é nada fácil convencer as crianças a deixarem de lado o chocolate e comerem direitinho os legumes e verduras recomendados. Mas a Canguru pode te dar uma mãozinha! Em nossa reportagem de capa, da edição de abril de 2016, trouxemos 30 dicas para seu filho comer melhor. CLIQUE AQUI para relembrar nossas recomendações, que podem ser muito úteis no dia a dia.

Recomendamos também:

  • CLIQUE AQUI para ler (em inglês) os dez maiores riscos causados por alimentos com açúcar na alimentação das crianças
  • Gigantes da indústria da bebida vão parar de vender refrigerante nas escolas; LEIA AQUI
  • Post do blog de Nina Guedes: GOSTO, NÃO GOSTO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui