5 dicas para ajudar a combater o mau comportamento do seu filho

Quando as crianças se sentem amadas e aceitas e encorajadas pelos seus pais, elas se desenvolvem com espaço para expressar seus sentimentos

5558
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais


Quem é pai e mãe sabe que são muitas as obrigações no dia a dia em família e, diante dessa realidade, pode ser bastante desafiador manter o equilíbrio necessário para educar os filhos da forma que eles realmente merecem: com amor, harmonia e respeito. Sobrecarregados com tantas obrigações, fica fácil explodir e se tornar um mau exemplo de controle emocional, além disso, muitos pais acabam negligenciando algo que é fundamental aos filhos: atenção de qualidade. Quando as crianças se sentem amadas, aceitas e encorajadas pelos seus pais, além de se comportarem melhor, elas se desenvolvem com uma sensação de apego seguro, com espaço para expressar seus sentimentos e se mostrarem como realmente são, sem medo de julgamentos e críticas. Veja abaixo 5 dicas que podem ajudar você a lidar com os desafios de comportamento dos filhos.

1.Invista tempo de qualidade
Uma das melhores coisas que você pode fazer, para ver mudanças positivas no comportamento dos filhos, é passar um tempo de qualidade com cada um deles, todos os dias, dedicando a atenção positiva e a conexão emocional que eles tanto necessitam. Quando as crianças não recebem essa atenção positiva de forma proativa, elas tendem a buscar sua atenção de formas negativa. Dedique entre 30 e 40 minutos por dia de tempo exclusivo para cada filho e você sentirá, rapidamente, uma grande melhora no comportamento indesejado. Crianças que se sentem amadas e bem-vindas por seus pais ficam mais calmas e tendem a colaborar muito mais.

Leia também: Sentimentos e comportamentos desafiadores em tempos de quarentena

2. Não ignore a fonte do mau comportamento
O mau comportamento recorrente pode ser um sintoma de necessidades emocionais não atendidas. A falta de afeto e conexão geram agitação e malcriação. Muitas vezes um beijo, um abraço silencioso, uma troca de olhar sincera e a sua presença emocional podem trazer uma solução imediata para o problema. A próxima vez que seu filho começar a se comportar mal, mantenha-se calmo e em vez de reagir de maneiras punitivas, pare por um momento e pergunte a si mesmo: “O que pode estar por trás desse comportamento?, Qual necessidade emocional pode não estar sendo atendida e eu, na correria da vida, nem estou percebendo?” Esse exercício pode trazer grandes descobertas e consciência para você.

3. Tenha rotinas bem estabelecidas 
Crianças ficam mais tranquilas quando sabem o que está por vir. Estabelecer rotinas claras e bem definidas também ajuda muito a passar pelos momentos mais desafiadores do dia, como as manhãs antes de sair de casa para a escola, depois da escola, hora das refeições e a hora de ir dormir. Deixe seus filhos participarem da definição da rotina. “Vamos escovar os dentes ou vestir o pijama primeiro? Como você pode ajudar a preparar o jantar?”. Para crianças menores, crie um quadro de rotinas. Escreva a ordem da rotina usando figuras ou palavras e deixe-as decorar, pintar e depois pendure onde elas poderão ver todos os dias. 

Leia também: Não deixe de dar atenção também ao bom comportamento dos filhos!

4. Incentive seus filhos a solucionarem seus próprios problemas
Aprenda a confiar na capacidade dos seus filhos de resolverem seus problemas. Ex: Quando os pais entram no meio de um desentendimento entre irmãos e determinam quem é o culpado, quem é a vítima e saem distribuindo punições, essa atitude só serve para piorar as coisas. As crianças entendem como um sendo o vencedor e o outro, o perdedor, e isso só vai aumentar a rivalidade entre os irmãos. Incentive seus filhos a encontrar uma solução para o problema por conta própria, o que os ajudará a aprender a resolver conflitos à medida que se desenvolvem. Se você tiver que se envolver, não escolha lados, mas faça perguntas que os ajudem a descobrir uma solução que todas as partes possam se sentir bem. Ex: “Eu confio na sua capacidade de lidar com essa situação sozinho. O que você poderia fazer para resolver esta questão de uma forma respeitosa com o seu irmão?”

5. Use o NÃO, apenas quando for realmente NÃO 
As crianças nos bombardeiam com inúmeras perguntas todos os dias e muitos de nós temos a tendência a responder “não”, até mesmo para aquilo que poderia ser um SIM e isso pode deixar as crianças muito irritadas. Pense antes de dar sua resposta, use o NÃO apenas para que for realmente NÃO. Se for “sim”, diga “sim” de uma vez, com certeza será bem melhor e mais assertivo do que dizer “não” e depois esse “não” virar um SIM. Use o “sim” sempre que puder. Se seu filho pedir para ir à piscina no meio de um dia de semana movimentado, tente dizer: “Ir para a piscina é muito divertido mesmo. Que tal irmos no sábado pela manhã?”. Claro que sempre haverá coisas que precisarão de um grande “não”, e se for esse o caso, então mantenha sua posição Praticar essas habilidades certamente ajudarão você a manter um ambiente mais harmonioso em família.

*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da Canguru News.

Leia também: Seu filho se ‘comporta mal’? Ele pode estar querendo lhe dizer algo

Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter. É grátis! 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui