Não deixe de dar atenção também ao bom comportamento dos filhos!

    335
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais

    Por Júlio Machado – Uma das melhores maneiras de observamos o poder da atenção nos relacionamentos humanos é quando perguntamos aos pais sobre o que lhes chama mais atenção em relação ao comportamento dos seus filhos: o bem-feito ou o malfeito? Quase sempre respondem que é o malfeito. Quando os filhos estão se comportando bem ou fazendo algo saudável, os pais costumam não dar atenção. Pensam: “não fazem mais que a obrigação” ou “é melhor não elogiar para não ficarem mal-acostumados”. Todavia, quando os filhos aprontam algo de errado, fazem birra ou desobedecem, a atenção dos pais é fulminantemente lançada sobre eles.

    O fato é que, dia após dia, semana após semana, repetimos a mesma fórmula desgastada de focar o malfeito a pretexto de dar aos filhos uma boa educação. Porém, a atenção é recebida pela criança como a prova de que ela existe e de que alguém se importa com ela. Ou seja, para que ela se reconheça como uma pessoa legítima, ela precisa ser vista, ouvida e tocada, mesmo que de uma forma negativa.

    A atenção é recebida pela criança
    como a prova de que ela existe e de
    que alguém se importa com ela

    A partir da constatação do poder que a atenção exerce sobre uma criança, nós podemos, deliberadamente, administrá-la a favor da sua educação. Dando a devida atenção aos fatos positivos, as crianças começarão naturalmente a perceber que terão muito mais ganhos em se comportarem bem. Em contrapartida, diminuindo a nossa atenção sobre os fatos negativos, elas começarão a perceber a maior desvantagem do seu mau comportamento: não ganham a nossa atenção.

    Dar atenção ao bom comportamento das crianças é também uma questão de treino. Uma sugestão para desenvolver esse novo hábito é a seguinte: quando elas estiverem “numa boa”, tranquilas, elogie ou participe da brincadeira delas. E sempre que as crianças se comportarem bem ou falarem uma coisa legal, foque seu olhar nessas atitudes, reforçando-as. Diga a seus filhos o quanto você gosta de vê-los agindo dessa forma, como isso é agradável e bem-vindo. Contudo, quando elas estiverem pirracentas ou bronqueadas, desvie delas o seu olhar. Dentro do possível, deixe-as com a sua pirraça, até porque elas imaginam que, agindo dessa forma, podem atingir os adultos. Elas usam a pirraça como arma, principalmente quando estão perto de outras pessoas.

    Existe, contudo, outro aspecto importante a ser observado quando elogiarmos nossos filhos. Devemos ter o cuidado de dirigir a nossa atenção positiva para o seu comportamento, em vez de para o seu ego. O foco deve ser direcionado para a atitude, e não para a pessoa. A educação dos nossos filhos poderá se beneficiar tremendamente dessa ferramenta poderosa da atenção. A partir do momento em que ela for usada consciente e estrategicamente, os pais terão muito mais sucesso e menos desgaste para implementar uma educação integral, que vai muito além de ter bons modos e de aprender conteúdos escolares.

    Júlio Machado é educador, formado em biologia, estudioso em filosofia e pesquisador do comportamento humano. Trabalha como consultor em desenvolvimento humano e como palestrante motivacional. Autor dos livros Amor e Mudança e Histórias para Crescer, entre outros. Site: www.juliomachado.com.br.
    Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter. 

    1 COMENTÁRIO

    DEIXE UM COMENTÁRIO

    Por favor, deixe seu comentário
    Seu nome aqui