Que tal ensinar as crianças sobre como funciona o computador?

1787
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
como funciona o computador

Queridos papais e mamães eu sou a Luciana E Correa. É com grande alegria que estreio minha coluna da Canguru News. A ideia é usar este espaço para trazer conceitos básicos sobre Educação Tecnológica e ajudar os pais a falar sobre o mundo digital com os filhos. Provavelmente, eles sabem como usar a tecnologia de forma intuitiva, mas dificilmente vão entender sozinhos o que está por trás de um “like””, por exemplo, ou do simples ligar e desligar de um computador.

Compreender como os computadores funcionam é primeiro passo para usá-los com criatividade, ética e responsabilidade. Assim, ofereço brincadeiras que mobilizem os princípios computacionais que regem a tecnologia contemporânea, ajudando seus filhos e filhas a tornarem-se cidadãos e cidadãs digitais.

Leia também: Limites ajudam a criança a pensar criativamente

E minha intenção é justamente usar exemplos do dia a dia para ensinar as crianças como os computadores funcionam, preparando-os para ser makers. Aprender a usar tecnologia digital para resolver problemas é importante para que as crianças desenvolvam os raciocínios verbal e matemático – essa é, inclusive, a área na qual desenvolvo meu doutorado.

Neste primeiro post, a ideia é que vocês conversem com as crianças sobre o funcionamento de um computador, que se baseia no ciclo do input, process e output. E para tornar a conversa mais fácil, proponho preparar uma receita simples e gostosa de smoothie de morango (ou outra fruta que você preferir) – e durante o preparo você pode apresentar esses conceitos às crianças. Vamos lá?

Leia também: Se você não gosta de fazer trabalhos manuais com as crianças, não precisa se sentir culpada por isso

como funciona o computador

Ciclo do INPUT, PROCESS e OUTPUT (IPO)

Todo computador funciona seguindo o ciclo do input, process e output ou IP), onde:

INPUT: quando o computador recebe a informação, por exemplo uma foto tirada por você no computador/celular.  

PROCESS: quando o computador compreende (ou lê) a informação e segue as instruções relacionadas a essa informação. Por exemplo quando você aperta o botão na câmera e o computador/celular tira a foto em seguida.

OUTPUT: quando o computador mostra ou entrega a informação processada. Por exemplo quando ele mostra a foto na tela (que são o resultado da leitura e implementação das instruções relativas a informação dada).  

Baixe aqui a imagem do ciclo do input, process e output (abre numa nova aba).

Veja o exemplo do suco de maça

INPUT: maças, água e açúcar

PROCESS: bater a maça no liquidificador, com a água e o açúcar

OUTPUT: o suco de maça

Leia também: Que tal criar cofrinhos junto com os seus filhos?

Smoothies e computadores: uma conversa saudável!

Obs: Você pode fazer essa brincadeira com qualquer receita desde salada até tortas. Dê preferência para receitas simples com um passo-a-passo curto.

Passo a Passo para a brincadeira

  1. Inicie a conversa anunciando que hoje vocês irão brincar na cozinha sobre como os computadores, Ipads e celulares funcionam. Explique que os computadores são máquinas assim como o liquidificador e que nenhuma máquina consegue funcionar sozinha. Ela precisa ser ligada ou iniciada por alguém. Mas existe uma diferença entre liquidificadores e computadores. Os computadores conseguem receber, processar e entregar informações. Para entender como os computadores fazem isso é preciso conhecer três palavras (prepare e mostre as plaquinhas com as seguintes explicações): 

INPUT: quando alguém entrega uma informação ao computador.

PROCESS: quando o computador recebe essa informação e segue as instruções contidas nela.

OUPTUT: quando o computador entrega ou exibe o resultado da informação processada.

2- Mostre a receita do smoothie e anuncie que hoje vocês irão implementar o ciclo do INPUT, PROCESS E OUPUT fazendo um Smoothie de Morango.

3- Apresente o desafio: identificar o INPUT, PROCESS E OUTPUT enquanto estiver fazendo a receita.

Leia também: Como ajudar as crianças a manter o autodomínio?

4- Explique que os computadores precisam de alguém para iniciá-los dando-lhes informações de como funcionar. Essa informação precisa ser bem detalhada, na forma de uma lista de tarefas, afinal computadores não são muito espertos. Diga que os programadores são muito bons em dar listas de tarefas para os computadores.

5- Combine que você será o computador e seu filho/sua filha será o programador/programadora. Os programadores terão que ensinar o computador a fazer o Smoothie de Morango dando-lhe a receita e os ingredientes.

Leia também: “Prefiro gente a bicho, mais do que comprar, do que comer, do que viajar”

6- Leia a receita passa a passo e pergunte para seu programador/programadora o que deve ser feito. Em seguida, pergunte se o passo seguido é um INPUT, PROCESS ou OUTPUT. Use as placas para definir as etapas do ciclo.

7- Durante o preparo do Smoothie pergunte: e agora estamos no input, no process ou no output da receita de Somoothie? Espere a criança responder (se preciso dê pistas) e só depois vá para a próxima etapa. Use as plaquinhas para marcar as fases.  

8- Aproveite para falar das medidas dos ingredientes – a unidade (como o ovo), a xícara, a colher de sopa e a colher de chá. Você pode perguntar qual dessas medidas reúne a maior quantidade de ingredientes. Deixe-o estimar e, se houver tempo, deixo-o testar suas estimativas comparando os recipientes.

Leia também: Livro também é brinquedo

9 – Termine a brincadeira concluindo com a sua filha ou filho que o Smoothie pronto é o output da receita. Pergunte se o Smoothie está bom. Depois pergunte o que é necessário para conseguir um bom Smoothie. Deixe a criança perceber que foi necessário a receita e os ingredientes. Complemente dizendo que o computador também segue uma receita, um passo a passo, para conseguir funcionar. Esse passo a passo é feito na forma de uma lista de tarefas ou instruções a serem realizadas em um tempo determinado para resolver um problema. Explique, em seguida, que o nome dessa lista é algoritmo.

10 – Comente que, no computador, quem escreve e implementa esse algoritmo, entregando as informações que o computador precisa, é o programador. Termine dizendo que as crianças foram os programadores/programadoras, que implementaram a receita e entregaram os ingredientes para resolver o problema de como fazer um Smoothie. Já você foi o computador que executou a receita, processou os ingredientes e entregou o resultado na forma de um Smoothie. 

Receita de Smoothie de Morango

INGREDIENTES

 1 porção

  • 1/2 xícara de leite integral
  • 1 xícara de morangos picados congelados
  • 1 banana prata cortada em rodelas
  • 1 copinho de iogurte grego (100 g)

MODO DE PREPARO

Coloque o leite, o iogurte e as bananas no liquidificador.

Bata o leite, o iogurte e as bananas

Adicione os morangos e bata até a mistura ficar cremosa

Dica: você pode substituir a banana por mel ou geleia de morango.

DICA: Você pode substituir o morango por outras frutas de sua preferência, como mirtilos, amoras e framboesas. Se não for usar a banana, acrescente um pouquinho de mel para adoçar.

Se preferir, baixe aqui a receita do smoothie de morango.

Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter. 

Luciana E. Correa
Doutora em Linguística Aplicada pela PUC-SP, trabalha com letramento em programação e Transletramento em TEIA (Tecnologia, Educação, Inovação e Afetividade). Investiga a Educação Tecnológica aplicada aos anos iniciais da Educação Básica. Fez doutorado sanduíche na Universidade de Pittsburgh (EUA). Idealizadora do Programa de Educação Tecnológica Clube01, colaboradora do IMATech e da ONG Assemble, na qual atuou como convidada expert.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui