Circuito de Cinema Infantil prevê oficinas e debates para profissionais de educação

Evento voltado para profissionais e interessados em educação e cinema, será realizado de 14 a 19 de junho, com transmissão ao vivo pelo YouTube, de forma e acessível em LIBRAS

196
Circuito de Cinema Infantil terá oficinas e debates para profissionais de educação; imagem mostra cena do filme Liyana
Longa Liyana (Suazilândia, Qatar, EUA), obra premiada dos diretores Aaron e Amanda Kopp será exibida em 19/6 | Foto: Divulgação
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Começou nesta segunda-feira (14) a 10a edição do Circuito de Cinema Infantil, sediado em Florianópolis (SC), mas que pelo segundo ano consecutivo, devido à pandemia, será realizado de forma online e gratuita. O evento prevê a exibição de filmes, conversas e oficinas, e tem como objetivo apoiar profissionais da educação por meio de formação e do fortalecimento do audiovisual como recurso educativo.

Temas como a importância da pluralidade e da representatividade das diferentes infâncias brasileiras nas telas serão o alvo dos debates, que terão como convidados a socióloga Helena Singer, de São Paulo; o escritor e líder indígena André Baniwa, da Amazônia; a professora e antropóloga Jozileia Kaingang, de Joinville; e a documentarista Renata Meirelles, diretora do documentário Território do Brincar. O encerramento dos debates será sobre séries de animação para todas as infâncias e terá a participação da diretora do festival de animação “Anima Mundi” e da série Mulheres Fantásticas, Aída Queiroz. Veja aqui a programação das conversas, que serão transmitidas ao vivo pelo canal no YouTube da Mostra e ficarão disponíveis para quem quiser assistir depois. 

“Este ano, trouxemos temas mais abrangentes em relação à educação e à sociedade brasileira. Como está a educação das crianças nesse contexto de pandemia? Como está a sociedade brasileira neste momento? Quais imagens estamos mostrando para as crianças? Elas refletem a sociedade? Num momento tão complexo, vemos a força e movimentação da população negra, dos povos originários, das mulheres.E a Mostra sempre teve o cuidado de ser um espelho da sociedade. Precisamos dar visibilidade a tudo isso. O Circuito vem para olhar e discutir isso”, reflete Luiza Lins, diretora do evento. 

Coletânea de curtas-metragens 

O Circuito de Cinema Infantil também prevê a exibição de curtas-metragens, a partir do dia 14 de junho, no YouTube da Mostra e se junta às dezenas de outras obras disponíveis no canal. São cinco títulos legendados e acessíveis em LIBRAS e audiodescrição que fazem parte do acervo da Mostra: As aventuras de Pety, de Anahí Borges (SP, animação, 2019, 14 min); Dono de Casa, de Anderson Lima (MG, ficção, 2018, 8 min); Lé com Cré, de Cassandra Reis (SP, animação, 2018, 5min); O Menino Leão e a Menina Coruja, de Renan Montenegro ( DF, ficção, 2017, 16 min); e Dela, de Bernard Attal (BA, ficção, 2018,8min). 

Encerramento terá a exibição do longa Liyana

O longa-metragem Liyana (Suazilândia, Qatar, EUA – 2017) encerra o Circuito de Cinema Infantil. A obra premiada dos diretores Aaron e Amanda Kopp será exibida no dia 19 de junho, às 10h da manhã, e ficará disponível para o público por uma semana no canal no YouTube da Mostra de Cinema Infantil, evento maior dos mesmo organizadores que ocorre em outubro.

Liyana conta a história de cinco crianças órfãs. Guiadas pela lendária contadora de histórias sul-africana Gcina Mhlophe, elas convertem lembranças sombrias em uma narrativa de transformação. Um filme desafiador de gênero que tece a jornada de um herói animado com cenas documentais poéticas para criar um conto inspirador de perseverança. O filme foi exibido no Brasil pela primeira vez no ano passado, durante a 19ª Mostra de Cinema Infantil. 

Serviço: 
Circuito de Cinema Infantil 
De 14 a 19 de junho 
100% on-line e gratuito 
Evento emite certificado mediante 10 horas de participação nas oficinas e conversas 
Transmissão ao vivo pelo YouTube da Mostra de Cinema Infantil 


Leia também: Maratona do cinema em casa: 8 lançamentos do streaming mais badalados


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

Verônica Fraidenraich
Editora da Canguru News, cobre educação há mais de dez anos e tem interesse especial pelas áreas de educação infantil e desenvolvimento na primeira infância. É mãe do Martim, 9 anos, sua paixão e fonte diária de inspiração e aprendizados.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui