‘Ciranda Cirandinha’: festival traz 90 produções de filmes online e gratuitos para crianças

Mostra traz curtas e longas metragens do Brasil e do mundo, incluindo obras inéditas no país, e também promove oficinas de animação de desenhos, performances, vivências artísticas e lúdicas relacionadas à arte do cinema

809
'Ciranda Cirandinha': festival traz filmes online e gratuitos para crianças; reprodução de cena do filme
Cena do filme "F de Felicidade"com os atores Daisy Axon (que faz o papel de Candice no filme) with Wesley Pattern (o personagem Douglas Benson) | Foto: David Dare Parker/reprodução do site do festival
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Por Metro World News – A mostra Ciranda de Filmes cresceu após seis edições e já tem seu primeiro herdeiro! Começa nesta quarta-feia (4), online e de graça para todo o Brasil, o 1º Ciranda Cirandinha de Filmes, festival com 90 produções que tem a criançada como principal público.

Idealizado pelas cineastas Fernanda Heinz Figueiredo e Patrícia Durães, o projeto original tem como foco a formação de educadores por meio do audiovisual. A diferença agora é que o Cirandinha, também a cargo da dupla, tem programação pensada sobretudo para os pequenos.

A ideia de produzir um festival para as crianças sob o guarda-chuva da Ciranda de Filmes é anterior à pandemia, o que o tornou desafiador para além das pedreiras que a cultura vem enfrentando. “Somos um evento caloroso, de trocas, então tem sido difícil. Mas tivemos essa oportunidade de fazer online, o que nos permite ainda chegar a todo o Brasil”, avalia Fernanda.

Nessa programação, destaque para o filme australiano “F de Felicidade”, inédito no Brasil, além de homenagem ao cineasta mineiro Helvécio Ratton, um dos criadores brasileiros que mais se dedicam ao imaginário infantil – vale lembrar “O Menino Maluquinho”, “Pequenas Histórias” e “O Segredo dos Diamantes”.

Além dos curtas e longas-metragens, a mostra tem uma série de atividades, inclusive uma sessão de escuta para elaborar os sentimentos confusos de sete meses de isolamento social.

As sessões e atividades  estão disponíveis no site. É preciso fazer um cadastro.

LEIA TAMBÉM: 26 filmes que abordam a relação entre pais e filhos

Sonhário

O espaço Sonhário vai reunir fotos, vídeos, desenhos, colagens, textos que narrem os sonhos. A atividade é para todas as idades. Para participar, basta enviar o material para o e-mail [email protected].

1º Ciranda Cirandinha de Filmes. Amanhã a 18/11. Em www.cirandadefilmes.com.br/cirandacirandinha . Grátis.

LEIA TAMBÉM: ‘O Começo da Vida 2: Lá Fora’ – filme fala da reconexão com a natureza

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui