Como fazer o bebê dormir sozinho: conheça as principais técnicas de sono

A neuropsicóloga e consultora materno-infantil Deborah Moss explica os principais métodos para fazer o bebê dormir (e a família também!)

8662
Como fazer o bebê dormir sozinho: conheça as principais técnicas de sono; bebê dorme na cama com o corpo de lado
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Para muitos pais, ter um filho que dorme a noite toda é um sonho (distante). Não à toa, o sono é um dos assuntos que mais atormentam mães e pais de recém-nascidos. Ficar sem dormir ou ter uma noite de sono mal dormida por causa do filho que acorda muitas vezes e chama pelos pais é exaustivo para os adultos, principalmente, quando isso passa a acontecer regularmente e por vários meses. Mas hoje em dia já existem diversas maneiras de ajudar o bebê a dormir sozinho. As técnicas do “nana, nenê”, da “encantadora de bebês”, “da cadeira” e de Susy Giordano são exemplo disso. Conhecidos mundialmente, esses métodos usam diferentes abordagens, que estão explicadas abaixo, nos vídeos apresentados pela neuropsicóloga e consultora materno-infantil Deborah Moss. Confira!

Técnica do “Nana, nenê”

Você resiste quanto tempo ao choro do seu bebê? Dependendo da sua resposta, a técnica do “Nana, Nenê” pode ser muito eficiente ou um sofrimento para você. O espanhol Eduard Stivil, pediatra, neurofisiólogo e especialista em medicina do sono, que escreveu o best-seller “Nana nenê”, criou um método que tem 95% de eficácia – desde que os pais persistam ao choro do bebê.

Técnica da “Encantadora de Bebês”

Você deseja que seu bebê durma a noite toda e quer uma abordagem mais diferente e gradual? O método da “encantadora de bebês” foi criado por Tracy Hogg, uma enfermeira pediátrica que cuidava de bebês de atores de Hollywood (EUA). Ela notou que o grande diferencial das crianças que se alimentavam e dormiam melhor era o estabelecimento de uma rotina estruturada e é nisso que se baseia seu método.

Técnica de Suzy Giordano

Brasileira radicada nos Estados Unidos, Suzy Giordano é mãe de 5 filhos e treinadora de bebês. Seu método para fazer o bebê dormir sozinho está explicado no livro “12 horas de sono com 12 horas de vida” e é baseado em uma técnica que envolve principalmente a adaptação e a rotina da família.

Técnica da Cadeira

Você acha vital fazer com que seu bebê aprenda a dormir sozinho, mas não gosta da proposta do “nana, nenê” nem da “encantadora de bebês”? Talvez você se identifique com o “método da cadeira”. Trata-se de uma técnica desenvolvida por Kim West, assistente social e terapeuta de famílias, autora do livro “Good Night, Sleep Tight”, que propõe um método gradual suave e gentil para fazer o bebê dormir a noite toda. Segundo a autora, a taxa de sucesso da técnica é de 95%, quando a criança é saudável e os pais são pacientes consistentes e unidos. O foco, diz a autora, está no aprendizado da auto-regulação, que busca ensinar o bebê maneiras de se acalmar.


Leia também: 8 dicas para ajudar a criança a dormir sozinha no seu quarto


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

2 COMENTÁRIOS

  1. Com a minha primeira filha usei uma das técnicas da encantadora de bebês que deu SUPER certo, aquela de quase despertar a criança um pouco antes do horário que ela está acordando de madrugada todos os dias

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui