Bebê catarinense nasce com anticorpos contra a Covid-19

A mãe da criança, Talita Menegali, é médica e foi vacinada contra a doença com 34 semanas de gestação

241
Bebê catarinense nasce com anticorpos contra a Covid-19; na foto, Talita aparece junto ao marido, Murilo Corrêa, a filha mais velha e o bebê recém-nascido
Talita, o esposo, Murilo, a filha mais velha e o recém-nascido Enrico Foto: reprodução do Faceboook de talita.menegali
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Um bebê nascido em Tubarão (SC) apresentou anticorpos contra a Covid-19. A mãe, Talita Mengali Izidoro, que é médica, trabalha em um posto de saúde da cidade e foi vacinada quando estava com 34 semanas de gestação. A infrmação foi confirmada nesta quarta-feira (19) pela Secretaria de Saúde do município, localizado no sul do estado catarinense.

“Ficamos felizes e emocionados e que sirva de incentivo à outras gestantes. É uma dose de esperança a todos”, disse a mãe ao portal G1.

Enrico nasceu no dia 9 de abril. Dois dias depois fez o teste que comprovou a presença de anticorpos e foi avaliado por diferentes médicos, entre os quais o secretário municipal de saúde da cidade, o obstetra que acompanhou a criança, além da mãe de Enrico e dos profissionais do laboratório onde foi realizado o exame. O exame indicou 22% de anticorpos na amostra analisada, segundo reportagem do G1. O Secretário de Saúde da cidade, o médico Daisson José Trevisol, declarou que esse é o primeiro caso documentado da região.

Para realizar o teste de neutralização SARS-COV-2 foram coletadas amostras de sangue do bebê por um laboratório catarinense e encaminhado para análise fora do Estado. Os resultados confirmaram que as amostras eram reagentes, confirmando a presença de anticorpos contra o coronavírus. Ao saber do resultado, a família decidiu enviar o exame para especialistas, que confirmaram o fato.

A Diretoria Estadual de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive-SC) disse ao G1 que foi comunicada sobre o caso e que vai aguardar um relatório para acompanhamento. Por meio de nota, o órgão declarou que ainda não há protocolos estabelecidos pelo Ministério de Saúde para indicação e avaliação laboratorial de recém-nascidos de mães imunizadas contra a Covid-19. O Ministério de Saúde porém não respondeu à reportagem se foi notificado sobre o assunto e se há outros casos semelhantes no país.

Ao completar 3 e 6 meses de vida, Enrico fará novos exames que irão analisar se os anticorpos contra Covid-19 se mantêm no sangue do bebê. Até então, é desconhecido quanto tempo esse anticorpo pode proteger o bebê da doença.


Leia também: As angústias da gravidez na pandemia: o que já sabemos e o que os médicos aconselham


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui