Audiolivro sobre animais que moram na Floresta Amazônica está disponível no YouTube

947
Imagem mostra capa do audiolivro que foi disponibilizado no YouTube.
Autora disponibilizou audiolivro por conta da quarentena pelo coronavírus. Foto: Divulgação
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

O audiolivro “Makiko e Tatuiuiú: Guardiões da Natureza” foi disponibilizado pela autora e escritora Dulce Auriemo no Youtube. O objetivo é contribuir com a oferta de conteúdos infantis e educativos neste período de isolamento social. A obra, lançada originalmente em 2010, é sobre dois animaizinhos que são amigos: o macaco Makiko e o tatu Tatuiuiú. Eles nasceram (no mesmo dia!) e cresceram na Floresta Amazônica, a maior floresta tropical do mundo. Sempre preocupados com a devastação de seu próprio habitat, eles fazem de tudo para protegê-lo, sendo considerados “Guardiões da Natureza”.

A obra tem como foco as crianças em idade escolar, contém sete capítulos e é narrada pela própria Dulce. Makiko toca pandeiro e Tatuiuiú toca berimbau e os sons dos instrumentos embalam a narração, que também conta com sons da floresta. “Efeitos sonoros possibilitam maior fascínio à criança. Têm o poder de provocar fortes sentimentos de surpresa, curiosidade, espanto, medo, alegria. Além de estimular a percepção auditiva”, afirma Dulce. 

A autora orienta pais ou responsáveis a preparar as crianças para ouvir o audiolivro, deixando-as confortáveis e motivadas a ouvir. “Cabe, também, interromper a narração e fazer um questionamento às crianças, para sentir a sua capacidade de observação”, sugere. “Dividir os capítulos, deixando o suspense final para ser contado depois, em outro dia, poderá despertar ainda mais a curiosidade”, acrescenta. 

Leia também – Livros e gibis digitais gratuitos para incentivar a leitura das crianças na quarentena

Dulce Auriemo é idealizadora do Projeto Espantaxim e o Castelinho Mágico, obra literomusical infantil da qual Makiko e Tatuiuiú fazem parte. O projeto tem músicas, narrativas e ilustrações com o foco de ajudar as crianças a descobrirem o mundo à sua volta. No site do Espantaxim, é possível descobrir mais sobre seus personagens. 

O projeto também organiza, desde 2010, o “Concurso Literário Infantil – Prêmio Espantaxim”, que ocorre a cada dois anos. A edição de 2020 tem como tema as Quatro Estações e teve seu prazo para participação adiado para o segundo semestre: anteriormente, a premiação ocorreria no dia 17 de abril, mas uma nova data ainda será definida. Crianças de todo o país na faixa etária de 7 a 12 anos de idade podem enviar redações, mensagens ou poesias para concorrer.

O audiolivro “Makiko e Tatuiuiú: Guardiões da Natureza” está disponível no canal do Projeto Espantaxim no Youtube. Clique aqui para conferir.  

Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter. 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui