Aprenda 5 jogos para brincar em qualquer lugar com seus filhos

    791
    Jogos para brincar em qualquer lugar, como esse da imagem, em que mãe e filha, sobre a cama, se divertem batendo as mãos
    É possível se divertir com os filhos em qualquer lugar, mesmo sem brinquedo | Foto: Deposit Photos
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais

    Por Na Pracinha – Restaurante, sala de espera de consultório, filas de banco, trânsito, trajetos de viagens: parece que estar com crianças nesses lugares é estresse na certa. Mas existem alguns jogos para brincar que não precisam de nenhuma estrutura para serem feitos (e ainda dispensam o celular!). De quebra, ainda ajudam a estreitar ainda mais os vínculos entre pais e filhos.

    Ar, terra e mar

    A criança, inicialmente, escolhe uma das palavras: ar, terra ou mar. Se a criança escolhe “ar”, por exemplo, o adulto (ou quem estiver participando da brincadeira) fala o nome de um animal que vive no ar. Depois a criança fala, e assim sucessivamente, até se esgotarem as possibilidades. Não vale repetir o animal. Em seguida, passará para “terra”, depois “mar”.

    Elefante voa

    A criança fica de frente para o adulto. O adulto pergunta se determinados bichos voam. Se voarem, a criança deverá responder “voa” e fazer o gesto com os braços. Exemplos: “Galinha voa? Pato voa? Elefante voa?”.

    Leia também: Marcas oferecem guias com brincadeiras para as crianças se divertirem em casa

    Continue a história

    Você começa uma história inventada. Por exemplo: “Era uma vez, uma menina que morava numa casa amarela. Um dia…”. Em seguida, você pede para a criança continuar, inventando o que acontece na sequência. Vocês continuam a história revezando entre si.

    Com meus olhinhos

    Escolha um objeto no ambiente onde estiver com a criança e cite a cor dele: “Com meus olhinhos, estou vendo algo verde”. A criança explora o ambiente até encontrar o objeto mencionado.

    Macaco disse

    O “macaco”, ou mestre, é quem determina o que a criança tem que executar, segundo a regra que exige o comando completo: “macaco disse para subir a escada” ou “macaco disse para saltitar no lugar” etc. Somente as ordens dadas pelo macaco devem ser obedecidas. Se disser somente “levante os braços”, deve-se permanecer na posição anterior, até que a ordem venha do macaco.

    Leia também: Jogos de imaginação: conheça dois livros-brinquedos para ler e se divertir

    Na pracinha é um movimento que incentiva o brincar na infância, próximo à natureza e em todo lugar. A ação promove eventos brincantes pela capital mineira, e suas idealizadoras, Flávia Pellegrini e Miriam Barreto, são autoras do guia Beagá pra Brincar. Na Canguru, a publicitária Flávia compartilha dicas de passeios e brincadeiras em família..

    Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter. É grátis!

    DEIXE UM COMENTÁRIO

    Por favor, deixe seu comentário
    Seu nome aqui