Volta às aulas – dicas para ajudar as crianças nesse período

Psicopedagoga dá orientações aos pais para ajudar na adaptação escolar das crianças neste início de ano letivo

872
adaptação escolar
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Depois de quase dois meses de ‘pernas pro ar’ quem não estranha ter de voltar à rotina novamente? Não é fácil trocar os passeios, a casa da avó e as viagens à praia ou ao interior pelo cotidiano escolar e outros compromissos, não é mesmo? Mas a escola também tem seus atrativos e isso pode ser usado como argumento, agora que as aulas estão para começar. Afinal, a adaptação escolar é uma fase difícil para as crianças.

Na sala de aula, os pequenos enfrentarão novos desafios: uma série mais avançada, alunos e professores diferentes e também demandas mais complexas. Sem falar na expectativa dos pais em relação ao desempenho acadêmico. Para que isso não traga estresse nos pequenos, vale tomar alguns cuidados.

“Com condutas e atitudes certas, pode-se demonstrar que o retorno à escola (e à rotina) não precisa necessariamente ser difícil”, diz Sônia das Dores Rodrigues, psicopedagoga e psicomotricista, vice-presidente da Abenepi (Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil e Profissões Afins). A seguir reunimos algumas dicas, com a ajuda da especialista, para ajudar os pais nesse momento.

Como tornar a adaptação escolar mais tranquila

  1. Ouça o que o seu filho tem a dizer. Converse com a criança e identifique quais são seus medos e preocupações. Demonstre empatia, seja positiva e fale sobre as situações alegres, emocionantes e divertidas que poderá vivenciar ao longo do ano letivo.

2. Antecipe a rotina: Alguns dias antes das aulas começarem, retome os horários de dormir, acordar e fazer as refeições, conforme o que será vivenciado ao longo do ano letivo.

3. Não evite o choro. É normal que a criança pequena chore nos primeiros dias de aula, com saudades da casa e da família. Os pais não devem recriminar o choro e sim se mostrar pacientes e firmes, explicando que têm outras tarefas a resolver durante o dia e que mais tarde estarão de volta.

4. Separe um objeto de transição. Nos primeiros dias de aula, sugira que seu filho leve para a escola algum paninho, bicho de pelúcia ou outro objeto com o qual dorme ou tem muita afinidade. Ter com ele algo que remeta à casa é uma forma de confortá-lo e deixá-lo mais tranquilo.

5. Monitore o tempo: Ao começar as aulas, mantenha os horários pré-definidos para ajudar o seu filho a voltar à rotina. Uma boa noite de sono é fundamental para o adequado aprendizado. Pela manhã, garanta tempo suficiente para a higiene, troca de roupa e alimentação. Chegar alguns minutos antes na escola torna o dia a dia mais tranquilo, propiciando condições favoráveis para o uso das funções cognitivas necessárias ao aprendizado.

6. Organize o ambiente e o material de estudo. Para as crianças que já têm tarefas de casa, vale organizar, junto com o filho, o local em que elas serão realizadas. Se possível, escolha um espaço tranquilo e arejado. Aproveite para separar os livros, papéis, lápis, borracha, apontador e outros materiais em caixas, ou gavetas. Manter um estoque extra, evita ter de sair às pressas no momento de reposição.

7. Prepare o material escolar com antecedência: Para evitar a correria de manhã, prepare a mochila e o material escolar, de preferência, na noite anterior. As crianças podem participar desse processo, ainda que com supervisão, se muito novas, mas isso é importante para estimular a autonomia e fazer com que, aos poucos, ganhem mais independência.

8. Mantenha o diálogo com a escola. O sucesso do trabalho da escola depende da parceria entre a família e os educadores. É importante manter uma relação amigável e de respeito com os profissionais de ensino e envolver-se nas atividades curriculares e extracurriculares da criança.

9. Ensine valores e seja exemplo para seus filhos. Parte dos problemas enfrentados pelas crianças na escola são decorrentes da relação destas com seus pares. Respeito ao próximo, educação, cumprimento de regras, solidariedade, capacidade de ouvir (e aceitar) opiniões divergentes e aceitação da diferença são alguns valores básicos aprendidos em casa e reforçados pela escola. Aos pais cabe não só ensinar valores positivos aos filhos, mas também servir de exemplo de conduta para os mesmos. Lembre-se, é na escola que as crianças colocarão em prática os valores ensinados e vivenciados em casa.

Por fim, os pais devem manter a tranquilidade. Choros, cansaço, preguiça e mau humor, quando houver, tendem a serem substituídos pelo prazer de rever os amigos, fazer novas amizades e envolver-se com o aprendizado geral que somente a escola propicia. 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui