Influenciadora digital de educação financeira, Vickye Reis estuda tema desde os três anos de idade

Hoje com 14 anos, a influenciadora difunde a importância da educação financeira para crianças e adolescentes

881
A influenciadora digital Vickye Reis.
A influenciadora digital e embaixadora mirim de educação financeira Vickye Reis
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

A educação financeira deve estar presente na vida das crianças desde cedo. É o que defende a influenciadora digital mineira Vickye Reis, de 14 anos. Com palestras, shows musicais, vídeos no Youtube e postagens nas redes sociais, ela dá dicas de educação financeira, orientando seu público, composto por crianças e adolescentes, sobre a importância desse tema. Como economizar, renda extra, empreendedorismo e cartão de crédito são alguns dos assuntos abordados por Vickye. 

Mas tudo isso é assunto para criança? Claro que sim! Hoje adolescente, Vickye começou a estudar educação financeira quando tinha apenas três anos de idade. Questionada sobre como desenvolveu interesse pelo assunto, ela aponta um livro que ganhou de presente. “Minha mãe foi fazer um curso sobre como lidar com o dinheiro em São Paulo e trouxe um livro infantil sobre o tema para mim, com desenhos, algo mais lúdico para aquela idade. E eu fiquei super curiosa e passei a explorar esse livro”, conta. O curso e o livro infantil eram sobre a Metodologia DSOP (Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar), criada pelo educador e terapeuta financeiro Reinaldo Domingos. 

Leia também – Michelle e Barack Obama falam sobre família

Lendo os livros e se aprofundando nessa metodologia a partir dos três anos, aos sete Vickye foi nomeada embaixadora mirim de educação financeira no Brasil pela DSOP. “O Reinaldo Domingos ficou muito impressionado com a minha história, com o fato de eu estudar educação financeira e empreendedorismo desde os meus três anos de idade”, diz Vickye. “O que deixou ele mais chocado é que eu era a única criança que tinha lido todos os livros dele e aplicado na minha vida. Ele queria que eu, como embaixadora mirim, disseminasse a metodologia dele”, explica a influenciadora. 

Vickye começou então a rodar o Brasil com palestras em escolas e em empresas, congressos de educação financeira e workshops. Ela também é cantora e, com o tempo, decidiu incluir esse talento em seu trabalho, passando a realizar shows musicais com suas próprias músicas autorais sobre educação financeira. “Eu parei para pensar que eu podia juntar a minha paixão pela música e a minha paixão pela educação financeira, tornando tudo muito mais lúdico e mais divertido para as crianças e para os jovens. Apenas as palestras, a ‘falação’, não adiantava. Percebemos que o público estava assimilando muito mais pelas músicas do que pela própria palestra”, relata a influenciadora. 

Leia também – Vídeo: como conversar sobre a morte com as crianças? 

Nas redes sociais, ela posta dicas úteis sobre finanças e também covers de músicas de outros artistas. “Passei a empreender também no mundo digital e sou uma influenciadora digital que mostra para jovens e crianças que a educação financeira e o empreendedorismo são assuntos mais divertidos do que eles pensam”, define Vickye. Ela diz que sempre tenta demonstrar a importância da educação financeira não só na escola, mas também dentro da família. “O papel da família é de suma importância. Os filhos seguem o exemplo dos pais. Se houver educação financeira dentro da escola e dentro de casa os pais forem descontrolados financeiramente, não vai adiantar de nada”, orienta. 

Durante a pandemia, como se tornou o usual para uma influenciadora digital, Vickye está realizando lives com especialistas em educação financeira de todo o país, tanto em seu canal no Youtube como em seu perfil no Instagram, além de continuar postando dicas e orientações para seus seguidores. Sobre a importância de começar a ter contato com a educação financeira desde muito cedo, ela explica: “digo sempre que um adulto é um ‘HD cheio’ – de crenças, dificuldades e decepções – e já formou uma mentalidade. Mas uma criança é um ‘HD vazio’, que pode adquirir muito conhecimento e crenças de valor”. 

Leia também – Semana Mundial de Aleitamento Materno: apoio à amamentação visa um planeta mais saudável

O mais novo projeto da influenciadora é o Money Bué, um clube de assinatura de educação financeira. Quem assina, recebe kits de materiais sobre educação financeira para crianças e adolescentes. O plano de assinatura é de acordo com a idade da criança e pode ser mensal, semestral ou anual. Por ser o lançamento do projeto, ao usar o código “Vickye” (sem aspas), o assinante ganha uma série de bônus além do kit, como o acesso a uma mentoria mensal em um grupo exclusivo, somente para quem colocar o código. 

Com o projeto, Vickye quer contribuir ainda mais para a conscientização em relação à importância da educação financeira já na infância. “Os pais devem incentivar os filhos a correrem atrás dos seus sonhos e a adquirirem o conhecimento. Para mim, o melhor investimento que os pais podem fazer não é dando presentes ou dando dinheiro fácil para os filhos saírem nos finais de semana, mas sim investir no conhecimento deles”, declara. “Invista no conhecimento e incentive a evolução de seus filhos”, finaliza Vickye. 

Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter. É grátis!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui