33% das meninas, com 13 anos ou menos, já receberam pedido para mandar nudes, indica pesquisa

Segundo o estudo, enviar e/ou receber nudes é uma prática comum hoje, mas meninas dizem sentir nojo ao receber uma foto que não desejam; as mais desfavorecidas são as que sentem mais pressão a compartilhar suas imagens

797
Menina olha para tela de celular que segura na mão
Prática de enviar nudes se tornou comum entre jovens
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

O uso excessivo de redes sociais pelas crianças deixa muitos pais preocupados com o que elas fazem nessas plataformas e o tipo de conteúdo a que têm acesso. E não é para menos. Uma pesquisa realizada no Reino Unido, com mais de 5 mil meninas e meninos entre 14 e 18 anos, que tinha como foco a questão dos nudes – fotos íntimas que os jovens mandam de si mesmos -, constatou que mais da metade dos participantes já recebeu pelo menos uma imagem desse tipo. 

O estudo, chamado Not Just Flirting – algo como “não é apenas um flerte” – apontou que um terço das meninas, com 13 anos ou menos, já haviam recebido pedidos para que enviassem fotos pessoais sem roupa. Quando consideradas todas meninas entrevistadas, 60% delas já receberam um pedido para envio de nudes. Entre os meninos, os pedidos começaram na mesma faixa etária para 9%. Entre todos os meninos que participaram do estudo, 31% já receberam um pedido de envio de nude.

“Nos últimos anos, vimos um grande aumento no compartilhamento de imagens de nudes entre os jovens”, explicou Damon De Ionno, da Revealing Reality, empresa responsável pela pesquisa, em entrevista ao Jornal Daily Mail.

O estudo afirma que compartilhar imagens de nudez tornou-se algo comum entre os jovens. Ainda que eles não enviem fotos suas, podem receber imagens ou serem solicitados para tal. Mais da metade das meninas e quase um terço dos meninos disseram ter enviado uma imagem sua de nudez ou em que aparecem quase nus.

Segundo o estudo, as meninas – em particular aquelas de meios mais desfavorecidos – muitas vezes têm as experiências mais negativas , sendo particularmente pressionadas a partilhar imagens de nudez, desde mais novas”.

Os meninos dizem que enviam imagens de nudez porque acham que as meninas vão gostar deles e querem receber imagens em troca, enquanto as meninas dizem que compartilham imagens suas porque se sentem pressionadas a fazê-lo, mas elas sentem nojo quando recebem imagens que não desejam.

Um medo entre aqueles que enviaram fotos de si mesmos é que elas vazassem e isso os deixasse “envergonhados”. Essa preocupação é particularmente prevalente entre as meninas.

O compartilhamento generalizado dessas fotos em aplicativos como Snapchat, Instagram e WhatsApp, pode levar a problemas duradouros para os jovens. As consequências do vazamento dessas imagens podem ser devastadoras para as meninas, mas aumentam o status social de alguns meninos, de acordo com os pesquisadores. O estudo descobriu que as meninas – especialmente aquelas mais vulneráveis economicamente – têm as experiências mais negativas.

A Associação PSHE, rede de apoio à saúde mental de professores e escolas no Reino Unido, que deu apoio ao projeto, divulgou planos de aula (em inglês) para ajudar os professores a abordar com seus alunos questões relacionadas ao compartilhamento de imagens nuas.


LEIA TAMBÉM


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui