4 brincadeiras para gastar a energia das criançada dentro de casa

"Pulo do sapo" é uma das atividades propostas pela treinadora Gabriela Cangussu, que criou o programa "Divertindo as Crianças"

3509
Brincadeiras para gastar a energia das crianças: treinadora da sugestões como o agachamento, praticado nesta imagem pelo pai junto com a filha
A treinadora propõe aulas com duração de até 10 minutos
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Jogar bola no corredor do apartamento, fazer esconde esconde pela casa, disputar quem chega primeiro no banheiro… A esta altura da quarentena, é bem capaz que os pais já tenham inventado mil e uma brincadeiras para fazer com que as crianças gastem energia dentro de casa. Mas, se os adultos chegam ao fim do dia exaustos, o mesmo não se pode dizer dos pequenos. A “bateria” deles parece não ter fim! Então, que tal tentar novas sugestões? A treinadora Gabriela Cangussu, da plataforma Queima Diária, criou o programa “Divertindo as Crianças”, em que buscou reunir atividades físicas com diversão para movimentar a garotada e, assim, criar hábitos mais saudáveis para toda a família.

Leia também: Como fazer as crianças se movimentarem dentro de casa

As aulas duram entre 7 e 10 minutos e estão divididas em duas séries com quatro exercícios de 40 segundos cada, para que todos se movimentem. “Enquanto os pequenos brincam, eles também melhoram a flexibilidade, força e a coordenação motora”, explica Gabriela. E o melhor é que os adultos também podem arriscar o “pulo do sapo” ou sair andando pela casa imitando um animal e, de quebra, fazerem um exercício físico. Confira abaixo algumas das brincadeiras para gastar a energia das crianças sem sair de casa: 

AGACHAMENTO 
Agache e levante com os pequenos por 40 segundos. 

PULO DO SAPO 
Agache em posição de sapo e pule quando subir durante 40 segundos. 

MORTO OU VIVO 
Quando o adulto disser: “Morto!”, as crianças devem agachar. Quando o adulto disser: “Vivo!”, as crianças devem dar um pulinho e ficar de pé. 

ESTÁTUA IMITANDO UM ANIMAL 
As crianças devem se movimentar imitando um animal e quando o adulto disser: “Estátua!”, elas devem parar na posição sem se mexer. 

Leia também: Ensinar a criança a respirar traz vários benefícios à saúde

Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter. É grátis! 

Verônica Fraidenraich
Editora da Canguru News, cobre educação há mais de dez anos e tem interesse especial pelas áreas de educação infantil e desenvolvimento na primeira infância. É mãe do Martim, 9 anos, sua paixão e fonte diária de inspiração e aprendizados.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui