Artigos
Leia com seu filho: 2 livros que tratam de pequenos paradoxos da vida
É na infância que aprendemos os tamanhos, as distâncias, as medidas, as cores… quase tudo o que nos ajuda a conhecer e dar sentido para o mundo que nos rodeia. Mas quem disse que esse mundo faz sempre sentido? Que nada! Muitas vezes, ele pode ser bem confuso, ilógico e inesperado. Na coluna deste mês, destaco dois livros que exploram os paradoxos para o leitor infantil.
ALTOS E BAIXOS
Livro de estreia da autora Giovana Madalosso na literatura infantil, ALTOS E BAIXOS fala dos divertidos paradoxos da vida (não necessariamente) animal. Sem ser um texto narrativo, traz das fábulas a provocante e inevitável analogia do ser humano – seu comportamento, seus desafios e possibilidades – com os bichos. “Já pensou que bacana ser um camaleão e mudar de cor toda hora? Mas não deve ser mole combinar os sapatos com uma roupa mutante”. Um livro divertido e provocante, com ilustrações da sempre surpreendente Ionit Zilberman.
É MUITO POUCO
Já É MUITO POUCO, da escritora Márcia Leite, propõe um jogo lógico e lúdico, a partir das proporções. Uma hora pode ser pouco pra brincar no parque com os amigos. Mas é muito quando estamos esperando uma festa começar. Tomar dois goles d’água pode ser pouco quando estamos com sede. Mas engolir duas colheres daquele xarope amargo… aí já é muito, muito ruim. Afinal de contas: tudo depende de nossas referências e expectativas, é ou não é?
Ficha Técnica:
ALTOS E BAIXOS. Texto de Giovana Madalosso, com ilustrações de Ionit Zilberman. Ed. Leiturinha, 2021.
É MUITO POUCO. Texto de Márcia Leite, imagens de Orlando. Editora Maralto, 2012.
Sobre os autores:
Giovana Madalosso paranaense, é um dos principais nomes da nova literatura brasileira, e agora estreia nos livros para a infância
Ionit Zilberman, israelense radicada em São Paulo, é ilustradora e artista plástica.
Marcia Leite, paulista, é professora, escritora premiada e editora de livros para crianças e jovens.
Orlando Pedroso, paulista, é artista gráfico e ilustrador.
LEIA TAMBÉM
[mc4wp_form id=”26137″]
Leo Cunha
O escritor Leo Cunha publicou mais de 70 livros, como "Um dia, um rio" (Ed. Pulo do Gato), "O que é preciso pra ser rei?" (Ed. Pequena Zahar), “Infinitos” (Ed. Melhoramentos) e "A grande convenção dos sapos" (Ed. Globo). Sua obra recebeu os principais prêmios da literatura infantil brasileira, como Jabuti, Nestlé, FNLIJ, Biblioteca Nacional e João-de-Barro. É também jornalista, tradutor e professor universitário.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Xô, Piolho! Estratégias eficazes para a volta às aulas sem pesadelos
Coceira na cabeça nem sempre é falta de higiene, mas pode ser sinal de piolho. Entenda por que eles aparecem...
5 livros que ajudam a acolher as crianças no início das aulas
A literatura é uma ferramenta poderosa para preparar os pequenos que vão começar a frequentar a escola – ou recomeçar...
Vírus Nipah: o que os pais precisam saber para não entrar em pânico
Surto na Ásia tem chamado a atenção nos noticiários e, embora o vírus possa causar quadros graves, ele é raro....
Rituais em família fazem mais diferença do que você imagina – e a ciência comprova
Entenda quais são os benefícios de manter tradições em conjunto, em casa, e veja ideias inspiradoras para começar agora mesmo






