10 livros para presentear as crianças no Natal

Que tal levar as crianças a novos mundos por meio da literatura infantil? Lista de sugestões traz poesias e histórias de amizade, desafios, sonhos e emoções

500
Mãe e filha leem livro próximas à lareira da casa
Livros ajudam a fortalecer vínculos entre pais e filhos
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Entre as tantas opções de presentes para dar às crianças no Natal, que tal incluir um livro na lista? A escolha pode ser bem acertada se a ideia é fortalecer vínculos e proporcionar momentos de diversão e afeto em família. Boas histórias atraem a curiosidade dos pequenos, mostram a eles mundos desconhecidos e não expiram com o tempo, pelo contrário, permanecem na memória trazendo sempre boas recordações.

Incentivar a leitura desde a primeira infância é essencial para a formação de leitores e contribui para o desenvolvimento da empatia e do olhar cuidadoso para com o outro. Por meio das narrativas, as crianças criam mecanismos para lidar com as emoções e temas difíceis, e, também têm momentos de aventura e vivência de mundos diversos. 

Mas se há dúvidas do que escolher, a equipe de curadores do Clube Quindim preparou uma lista com 10 livros infantis para ajudar as famílias a encontrar um presente que propiciará conhecimento, emoções e, claro, muita diversão! 

Ou isto ou aquilo, de Cecília Meireles (Editora Global)

Sugestão de faixa etária: para crianças de todas as idades

Um clássico da literatura infantil, escrito por uma das maiores poetas brasileiras. Acontecimentos cotidianos, com crianças brincando, velhinhas tomando chá ou a chuva caindo são o pano de fundo que inspiraram Cecília Meirelles a escrever os 56 poemas que compõem a obra, em 1964. De lá para cá, o livro segue conquistando gerações e se mostra eternamente atual. Cada poema é uma experiência de aquecer o coração e embalar a alma com ritmo e musicalidade.

A árvore generosa, de Shel Silvestein (Companhia das Letrinhas)

Sugestão de faixa etária:  para crianças de todas as idades

Uma história poética que acompanha uma relação de amor e afeto entre uma frondosa árvore e um menino. Na história, vemos o processo natural de amadurecimento e envelhecimento e com ele os papéis sociais e suas responsabilidades que automaticamente desdobram na diminuição da ludicidade da vida.

Malala, a menina que queria ir para a escola, de Adriana Carranca e Bruna Assis Brasil (Companhia das Letrinhas)

Sugestão de faixa etária:  crianças de 9 a 12 anos

A brasileira Adriana Carranca percorreu trajetos e espaços familiares da menina paquistanesa que, por querer exercer o direito de estudar, foi ameaçada, baleada e se tornou símbolo mundial da luta pelos direitos humanos.

Elefante, de Bartolomeu Campos de Queirós (Editora Global)

Sugestão de faixa etária: crianças de 9 a 12 anos

Esse é um conto curto e profundo a respeito do amor, publicado pela primeira vez em 2013, onde o poeta conversa com um elefante, mesmo desconhecendo a língua do visitante, mas ouvindo claras as respostas. O pequeno elefante sabe quando é hora de trancar os olhos para dormir, somente nos sonhos podemos ser plenamente felizes. Então, nessa prosa toda, desata uma dúvida: quem é o poeta, quem é o elefante, no seu jogo de memórias e palavras?  

A tela de Yulu, de Cao Wenxuan e Suzy Lee (Cai-cai Edições)

Sugestão de faixa etária: crianças de 6 a 8 anos

Compartilhando do mesmo sonho, o pai incentiva a filha na pintura e sugere que faça um retrato. Obstinada, a menina se dedica em um processo de busca pelo sonho e árdua autossuperação.

De passinho em passinho, de Otávio Júnior e Bruna Lubambo (Companhia das Letrinhas)

Sugestão de faixa etária: crianças de todas as idades

Expressão cultural das comunidades cariocas, o passinho é uma dança hipnotizante que mistura elementos do funk, samba, capoeira e muito mais.

Monstro Azul, de Olga de Díos (Editora Boitatá)

Sugestão de faixa etária: crianças de todas as idades

Num lugar encantado, vive um pequeno grupo de amigos que são os melhores em força, em pular em altura ou em cantar bem alto… Mas apenas Monstro Azul possui a sensibilidade para ser amigo de todos!

O menino que virou chuva, de Yuri de Franco e Renato Moriconi Díos (Editora Caixote)

Sugestão de faixa etária: crianças de todas as idades

As emoções vão chegando, tomando conta de tudo e quando vemos estamos no meio de redemoinhos e tempestades. Nesse folioscópio, somos chamados a liberar nossas emoções e entender que tudo é um ciclo.

Pássaro Amarelo, de Olga de Díos (Editora Boitatá)

Sugestão de faixa etária: crianças de todas as idades

Pássaro Amarelo tem asas pequenas que o impossibilitam de voar. Mas ele tem um dom: conserta e cria coisas incríveis! Será que suas pequenas e habilidosas asas serão capazes de criar algo que lhe permita conhecer outros lugares do mundo?

A travessia de Anatole, de Gilles Eduar (Editora Amelì)

Sugestão de faixa etária: crianças de 0 a 5 anos

Um camelo conta histórias para um menino que deita em suas corcovas e então adormece ouvindo suas palavras. Quando isso acontece, não temos certeza se as imagens são reais ou parte de um sonho. Se são miragens, a quem pertencem? Estão na mente do menino ou do camelo?

LEIA TAMBÉM:

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui