TikTok limita tempo de uso por adolescentes em 1 hora diária

Rede social chinesa anunciou que recurso visa incentivar os jovens a ter um maior controle sobre o tempo de tela

387
Logotipo do TikTok
Novo limite estará disponível nas próximas semanas, segundo a rede social
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

O TikTok anunciou que adolescentes com até 18 anos passarão a ter limite diário de 60 minutos para uso da rede social. Após esse período, será exigida uma senha para continuar assistindo aos vídeos. Essa configuração estará disponível nas próximas semanas, segundo a plataforma, e poderá ser desativada se desejado, mas a ideia é que os jovens se conscientizem e passem a ter um controle maior do tempo de telas.

Para chegar a esse limite de tempo, o TikTok disse ter consultado pesquisas e especialistas do Laboratório Digital de Bem-Estar do Hospital Infantil de Boston. “Não há um consenso coletivo sobre quanto tempo de tela é ‘demais’, ou mesmo o impacto do tempo de tela de forma mais ampla. O TikTok reconhece que os adolescentes normalmente precisam de apoio extra quando começam a explorar o mundo online de forma independente”, afirmou a empresa de aplicativo chinês, em comunicado à imprensa.

Outra novidade é o painel de tempo da tela que mostra as horas gastas na rede social, o número de vezes que o aplicativo foi aberto e um detalhamento do tempo utilizado durante o dia e a noite. Além disso, os pais poderão silenciar as notificações conforme definido em um cronograma. Será possível ainda determinar diferentes limites de tempo para cada dia da semana.

De acordo com a plataforma, adolescentes entre 13 a 15 anos já não recebem notificações a partir das 21h e contas de pessoas de 16 a 17 anos têm notificações desativadas a partir das 22h.

Aviso do limite de tempo no TikTok

Pesquisas mostram que estimular os jovens a gerenciar o tempo online os ajuda a terem maior intenção nas decisões tomadas. O TikTok diz sugerir aos adolescentes que definam um limite diário de uso. Em testes realizados, essa abordagem aumentou o uso das ferramentas de gerenciamento de tempo de tela em 234%. A rede social informou ainda enviar notificações com um resumo semanal do tempo de tela para cada conta de adolescente.

Plataformas como o Instagram também adicionaram funções de controle parental no ano passado, que permitem que os pais vejam quanto tempo seus filhos passam na rede social e estabelecem limites.

Embora especialistas vejam como positivo o limite de tempo de tela, eles chamam a atenção para o algoritmo do TikTok que “bombardeia” adolescentes com conteúdo nocivo. “É o crack dos algoritmos. É o que mais vicia, é o mais perigoso e o que precisa ser tratado com mais urgência”, disse Imran Ahmed, executivo-chefe do Centro de Combate ao Ódio Digital, à BBC News. Ele se refere a conteúdos prejudiciais, relacionados, por exemplo, a transtorno alimentar e automutilação, que aparecem no feed fazendo com que a plataforma não ofereça um ambiente seguro para as crianças.

Idade mínima para criação de conta

É preciso ter pelo menos 13 anos para abrir uma conta na rede social. Porém, crianças menores conseguem acessar a plataforma com certas restrições, como não poder comentar vídeos nem enviar mensagens para outras pessoas. Desde janeiro de 2021, usuários de 13 a 15 anos têm suas contas configuradas como privadas por padrão, permitindo que escolham o que compartilhar, quando e com quem. O envio de mensagens só está disponível para aqueles com 16 anos ou mais e, para hospedar uma live, os membros da comunidade devem ter pelo menos 18 anos.

LEIA TAMBÉM:

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News, sempre no último sábado do mês, no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui