Fazer menos e melhor – mais simples, prático, e bonito

As férias do Natal estão quase aí e desejo-as. Desejo dias vagarosos, ao som de uma lareira. Desejo andar devagar, desligar e desacelerar

239
Fazer menos e melhor – mais simples, prático, e bonito; mãe olha sorridente para filho que segura aviãozinho de origami na mão
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Durante muitos anos não me via como alguém que desse valor a coisas bonitas. Dava valor a coisas práticas e simples. Mas não era necessário ser bonito. 

Hoje, não é mais assim. Precisa de ser simples, prático e também bonito. É possível esse equilíbrio. E o melhor de tudo é que quanto menos, melhor. Mas tem que ser bonito.

Na mesma medida, deixei de conseguir ler muitos livros ao mesmo tempo – e quantos livros já li ao mesmo tempo, minha gente… Deixei de conseguir estar a trabalhar em várias coisas ao mesmo tempo. Continuo a não conseguir trabalhar numa mesa desarrumada. Menos, sempre. 

Desacelerar.

Verbo que embora desejasse mais presente na minha vida, nem sempre consigo. A minha natureza é acelerada, entusiasmada. Basta tirar a pressão de cima de mim para estar com novas ideias, mais vontade de fazer coisas boas. Trazer pessoas, envolvê-las. Fazer acontecer é uma espécie de combustível. É ou era?

Dou por mim a querer fazer menos mas melhor, mais simples, prático e bonito. Seja no trabalho, na casa ou com os filhos. Quem diria…  eu que não ligava muito ao bonito.

As férias do Natal estão quase aí e desejo-as. Desejo dias vagarosos, ao som de uma lareira. Desejo andar devagar, desligar e desacelerar. E escrevo estas palavras apropriando-me delas. A vertigem dos dias, as responsabilidades, a falta de apoio em certos domínios mas o imenso apoio de outros lados fazem a balança procurar um equilíbrio muito interessante. Esse equilíbrio é feito com gestos cada vez mais lentos porque não me consigo consumir muito mais. A sensação de que tudo isto é irreal, de que vivemos algo fora do normal convidam-me a estar mais presente, a colocar a minha energia apenas naquilo que sei que me vai fazer sentir bem. E o bonito tem esse lugar: nas coisas, nos projetos, na forma como se fala, nos amigos e pessoas que escolho ter na minha vida, na forma como acarinho os meus.

Será que o que escrevi acima te faz sentido? Conta-me, como vais trazer o bonito para os teus dias?

LEIA TAMBÉM: Final de ano, cansaço à vista: tome cuidado e saiba como minimizá-lo

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui