Seu filho costuma coçar os olhos a toda hora? Embora possa parecer um hábito corriqueiro, é preciso estar atento a esse costume que pode ocorrer em qualquer faixa etária, mas principalmente em crianças de um a cinco anos de idade. Abaixo, o oftalmologista Tiago César Pereira Ferreira explica os motivos que podem levar a criança a coçar os olhos, quais os prejuízos dessa prática, formas de evitar a coceira e o que fazer no caso de crianças com alergias.
Quais motivos levam a criança a coçar os olhos?
- Irritação causada por alergias;
- Presença de algum corpo estranho no olho;
- Sensação de olhos secos devido a fatores como a exposição prolongada a telas de dispositivos eletrônicos;
- Infecções oculares como conjuntivite.
“A coceira e o desconforto podem ainda ocorrer por curiosidade, hábito ou mesmo imitação de comportamentos observados em colegas ou outras pessoas”, explica Tiago.
Pessoas diagnosticadas com ceratocone, uma deformidade na córnea que pode levar ao comprometimento da visão, também costumam coçar muito os olhos, o que não é indicado pois isso pode agravar o problema. Recentemente, viralizou em rede social um vídeo de um jovem de 20 anos que perdeu a visão e teria de fazer um transplante de córnea após coçar muito os olhos e romper uma das camadas da córnea. O rapaz relatou ter parado de enxergar da noite para o dia devido à coceira constante que provocou uma lesão ocasionando uma hidrópsia corneana. Segundo a médica comenta no vídeo, ele tinha ceratocone e não estava fazendo o uso de colírios antialérgicos recomendados para conter uma alergia.
O que é a hidrópsia corneana?
Também conhecida como edema de córnea, essa condição ocular envolve o acúmulo de fluido na camada mais externa e transparente da córnea, o que pode causar inchaço e visão turva, levando em casos extremos à perda da visão. O problema é mais comum em adultos, embora possa ocorrer em crianças também em casos específicos.
O que a coceira dos olhos pode causar?
Pode acarretar em diversos problemas, tais como:
- Facilitar o contato de germes e sujeira nos olhos, aumentando o risco de infecções;
Irritação adicional, que pode piorar a condição inicial, como alergias ou infecções - Danos à superfície ocular, incluindo a córnea, que é uma estrutura sensível, o que pode contribuir para o desenvolvimento de hidrópsia corneana. Esta, por sua vez, pode levar a complicações como cicatrizes na córnea e diminuição da acuidade visual e se não for tratada adequadamente pode causar danos permanentes à visão.
O que fazer para a criança evitar de coçar os olhos?
Algumas medidas que podem prevenir que a criança coce os olhos:
- Manter as mãos limpas e ensinar a não tocar nos olhos a toda hora;
- Identificar e tratar possíveis causas subjacentes como alergias, infecções ou olhos secos;
- Ensinar sobre a importância de não coçar os olhos e explicar os riscos envolvidos;
- Oferecer colírios lubrificantes ou lágrimas artificiais com orientação do oftalmologista, se necessário, para aliviar sintomas de alergias ou olho seco;
- Sempre lembrando de consultar o oftalmologista se a coceira persistir ou se houver sinais de infecção ou inflamação.
E se criança coça os olhos porque tem alergia?
Em caso de crianças com tendências alérgicas, ajuda muito o controle do ambiente, evitando objetos que possam acumular poeira ou ácaro, como tapetes, cortinas e cobertores felpudos. Nesse caso, vale dar preferência para materiais anti-alérgicos em roupas de cama, evitar excesso de bichos de pelúcia e, caso tenha animais de estimação, lembrar de higienizar o ambiente com frequência para evitar o acúmulo de pelos e manter os animais limpos.