Seis atitudes para um convívio mais inclusivo

    572
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais

    Da redação

    No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro, o Instituto Rodrigo Mendes destaca que e a principal barreira para a implementação de políticas bem estruturadas para as pessoas com deficiência ainda é atitudinal. Parte da sociedade ainda tem uma visão antiquada sobre as deficiências. “No atual contexto, esse dia impõe como desafio para toda a sociedade pensar em como desconstruir a noção de que é o impedimento – físico, intelectual, sensorial ou mental – o único definidor da pessoa com deficiência. Precisamos estabelecer novas atitudes que considerem que, antes dessa característica, o que importa é a pessoa”, afirma Liliane Garcez, gerente de programas do Instituto Rodrigo Mendes (IRM).

    O instituto destaca abaixo seis comportamentos inclusivos para uma convivência mais saudável entre todos no dia dia.

    inclusion-pixabay.jpg (54 KB)
    Foto: Pixabay

     

    Seis atitudes para um convívio mais inclusivo

    1) Evite eufemismos

    Expressões usadas no passado, como “inválido” e “defeituoso” são hoje vistas como desrespeitosas. Entretanto, termos ainda muito presentes em nosso cotidiano, como “portador de deficiência”, “pessoa com necessidade especial” ou “excepcional” também não são apropriados. O adequado é “pessoa com deficiência”, ou seja, colocar a pessoa na frente da característica. “É desnecessário tentar contornar o uso da palavra deficiência, já que ela não é negativa”, afirma Liliane Garcez, gerente de programas do Instituto Rodrigo Mendes (IRM).

     

    2) Certifique-se que a pessoa com deficiência quer ou precisa da sua ajuda

    Um dos fatores que mais limitam a participação e o desenvolvimento pleno das pessoas com deficiência é a tendência de supor que elas não têm capacidade de fazer determinadas coisas. Quando presumimos que uma pessoa não irá dar conta de algo, deixamos de investir em seus potenciais e desrespeitamos suas possibilidades. É o que acontece se a superproteção impede a autonomia: quando guiamos uma pessoa cega ou em cadeira de rodas sem antes perguntar se ela quer ser guiada ou se precisa de apoio. Lembre-se que tocar ou direcionar um desconhecido, seja ele uma pessoa com ou sem deficiência, pode ser invasivo. Nesses casos, o diálogo é sempre o primeiro passo.

     

    3) Não a infantilize nem ignore

    Você não precisa afinar a voz, elogiar desnecessariamente, evitar assuntos ou usar diminutivos para falar sobre ou com uma pessoa com deficiência. Fale de acordo com a idade que ela tem. Trate crianças com deficiência como as crianças em geral. Ao interagir com adultos, não precisa evitar temas como política ou sexo. Se a pessoa estiver acompanhada por um familiar ou um profissional de apoio, não o use como “representante” nem converse sobre ela como se não estivesse presente.

     

    4) Encare a deficiência como uma característica pessoal

    Por décadas, a sociedade encarou a deficiência como uma questão exclusiva da área da saúde, ou seja, como um problema de ordem natural que deveria ser curado ou solucionado. Com o tempo, percebemos que deficiência não é uma doença – e, portanto, não existe uma busca pela cura –, mas apenas mais uma forma de ser. Cada pessoa lida com a deficiência de um jeito particular, mas não suponha que todas estão infelizes e sofrem por sua condição.

     

    5) Fique de olho nas barreiras que você mesmo constrói

    A deficiência é o resultado de uma equação que relaciona os impedimentos que são particulares à pessoa a barreiras que existem no mundo, ou seja, o que é de interesse das pessoas com deficiência também diz respeito à sociedade. Procure perceber quais suas atitudes cotidianas que podem dificultar a interação com pessoas com deficiência: mantenha um olhar crítico sobre seu comportamento, a linguagem utilizada e a acessibilidade dos espaços que você frequenta.

     

    6) Reconheça que toda pessoa aprende

    Sejam quais forem as particularidades intelectuais, sensoriais e físicas, todos têm potencial de aprender e ensinar. Não deixe de passar uma instrução ou delegar uma tarefa a uma pessoa com deficiência. Nas escolas, o corpo docente precisa investir na organização de estratégias pedagógicas que favoreçam a criação de vínculos, as relações de troca e o acesso ao conhecimento.

     

    7) Mantenha altas expectativas

    Nas escolas, os métodos de ensino padronizados forçam os estudantes, com e sem deficiência, a se adaptarem ao que é considerado “normal”. Essa homogeneização causa frustração aos educadores, que muitas vezes caem na armadilha de esperar menos dos estudantes com deficiência. E, evidentemente, sem altas expectativas, não é possível maximizar a aprendizagem e a participação.

     

    Saiba mais sobre o Instituto Rodrigo Mendes aqui.

     

     

    Facebook-01.png (83 KB) Instagram-01.png (104 KB)

    DEIXE UM COMENTÁRIO

    Por favor, deixe seu comentário
    Seu nome aqui