Artigos
Elogios em sala de aula podem melhorar a concentração das crianças

Um estudo realizado pela Universidade Brigham Young, Universidade do Kansas e Universidade Vanderbilt, todas nos Estados Unidos, apontou que elogios de professores na sala de aula podem fazer com que as crianças fiquem mais focadas para aprender. E foi constatado que o aumento do foco dos pequenos foi proporcional à quantidade de elogios: quanto mais os professores elogiavam, mais foco tinham os alunos. O trabalho também mostrou que os elogios fizeram as crianças e os adolescentes se comportarem melhor em sala.
Os pesquisadores observaram durante três anos um total de 2536 estudantes do sistema de ensino norte-americano em todo o país, com idades aproximadas de 5 a 12 anos ( do pré-escolar à sexta série). As crianças analisadas mostraram de 20% a 30% mais foco em algumas tarefas quando professores elogiaram mais e deram menos broncas.
Leia também: Professor de educação infantil deve ser altamente qualificado
O estudo foi liderado por Paul Caldarella, professor da Universidade de Brigham Young, e envolveu um time de pesquisadores que viajou por 151 salas de aula em 19 escolas dos estados do Missouri, Tennessee e Utah.
“Infelizmente, pesquisas anteriores mostraram que os professores tendem a repreender os alunos por problemas de comportamento tanto quanto ou mais do que elogiam alunos por comportamentos apropriados, o que frequentemente pode ter um efeito negativo nas salas de aula e no comportamento dos alunos”, explica Caldarella. “Elogio é uma forma de feedback do professor e os estudantes precisam desse feedback para entender qual comportamento é esperado deles e qual comportamento é valorizado pelos educadores”, diz ele.
Leia também: Site oferece livros digitais infantis com ilustrações interativas
Os resultados sugerem que o elogio é uma ferramenta poderosa para o professor e que ele inspira alunos a trabalhar mais. Estudos anteriores têm mostrado uma ligação clara entre o tempo gasto por estudantes indo a aulas e fazendo suas tarefas – ou seja, o tempo que ele passa focado em atividades escolares – e o seu sucesso acadêmico, o que pode sugerir que elogios poderiam impulsionar o aprendizado e até melhorar notas.
No entanto, os pesquisadores destacam que, mesmo com o resultado do estudo, é importante que os professores continuem usando técnicas sólidas e outras estratégias baseadas em evidências para manter a atenção da criança na sala de aula. Para saber mais sobre uma pesquisa, clique aqui.
Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter.
- Quando a escola machuca: por que alunos negros ainda sofrem três vezes mais bullying?
- Você sabe o que os pais millennials estão fazendo que pode mudar o mundo?
- O erro comum que quase todo adulto comete diante de uma picada de escorpião em crianças
- Os 3 aplicativos para controlar o uso de telas que podem salvar a rotina digital da sua família (e devolver sua paz)
- O dia em que Felipe viu o “mamá novo” da mãe e algo inesperado virou conversa sobre corpo, maternidade e mudança
Heloisa Scognamiglio
Jornalista formada pela Unesp. Foi trainee do jornal O Estado de S. Paulo e colaboradora em jornalismo da TV Unesp. Na faculdade, atuou como repórter e editora de internacional no site Webjornal Unesp e como repórter do Jornal Comunitário Voz do Nicéia. Também fez parte da Jornal Jr., empresa júnior de comunicação, e teve experiências como redatora e como assessora de comunicação e imprensa.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Férias sem telas: 4 ideias simples para crianças se divertirem de verdade
O recesso escolar é um momento desafiador para os pais que continuam trabalhando. Apelar para as telas se torna uma...
Seu filho vai entrar em recesso da terapia? 5 dicas para atravessar essa pausa sem drama, sem culpa e com afeto
A pausa na terapia pode gerar insegurança nas crianças – e nos adultos também! Porém, quando o período é conduzido...
Dá pra começar o ano com uma casa renovada — e sem gastar muito
Arquiteta ensina como transformar ambientes com itens econômicos e versáteis — e explica por que renovar a casa também renova...
Férias, sono virado e adolescentes: até onde é normal?
Entender o ritmo do corpo do seu filho e apostar em acordos pode minimizar o estresse nas férias






