Quem ama, educa

    60
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais

    Quem ama, EducaImpor limites, regras e ensinar a lidar com as frustrações é preparar a criança para ser um cidadão completo. O grande desafio da atualidade é educar para transformar os caminhos da vida de uma criança, de forma que ela viva em harmonia em seu entorno familiar, social e em sua comunidade escolar. As crianças de hoje, na sua grande maioria, têm muita dificuldade em lidar com regras e limites. Por consequência, não conseguem conviver com as frustrações da vida rotineira. Tornam-se, portanto, crianças agressivas, transgressoras e com grande dificuldade de relacionar-se com os adultos e as crianças do seu convívio. Correm o risco de ficar com o estigma de criança grosseira, pouco educada. São normalmente pouco aceitas até mesmo no convívio familiar e social.

    As crianças de hoje, na sua grande maioria, têm muita dificuldade em lidar com regras e limites. Por consequência, não conseguem conviver com as frustrações da vida rotineira.

    Os pais e responsáveis devem estar comprometidos e cientes de que a vida impõe limites e regras em todo o seu contexto. Cabe então aos pais ouvir os educadores e fazer uma parceria com a escola do seu filho(a) na busca da formação de um ser humano completo. Não vale trocar o “SER” pelo “TER”. Não devemos ter culpa porque a vida hoje nos impõe muitas horas de labor. Os pais acabam carregando um fardo desnecessário, pois a regra do jogo hoje impõe que o homem e a mulher trabalhem no mínimo dez horas diárias.

    Eles devem oferecer um tempo de muita qualidade à criança, mesmo que este não seja grande. O que vale é a qualidade do tempo que oferecemos aos nossos filhos. Eles se sentem mais amados quando percebem que os pais se preocupam e os amam muito quando os educam. Para casa redundante: quem ama educa. Vamos, portanto, educar nossas crianças, e com certeza elas serão mais felizes. Não duvidem disso.

    Elizabeth Amaral


    Elizabeth Amaral é coordenadora da Câmara de Educação Infantil e Fundamental do Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (SINEP-MG), conselheira titular da Câmara de Educação Infantil do Conselho Municipal de Educação de Belo Horizonte e diretora da Escola Officina das Letras.

    DEIXE UM COMENTÁRIO

    Por favor, deixe seu comentário
    Seu nome aqui